Por: Helder Lourenço
A 1.ª Edição da Bienal Internacional do Livro Angola-África 2024, prevista para os dias 4 e 16 do corrente mês, na província do Huambo, foi adiada para Maio, nos dias 17 e 29, por questões técnicas no local do evento, segundo fez saber ao PLATINALNE o escritor Nituecheni Africano, responsável da Comissão Organizadora.
Com a presença de mais de 28 delegações de diferentes países da Europa, América e África, na cidade do Huambo, o responsável explicou que foram obrigados a cancelar o evento faltando apenas 10 dias e acusa o Ministério da Cultura de inviabilizar aquele que seria o primeiro evento literário africano em Angola.
“O Ministério da Cultura inviabilizou aquilo que poderia ser o primeiro evento literário africano. Se nos tivessem dito que o centro cultural não estaria em funcionamento para esse evento, iríamos procurar o plano B”, explicou o responsável.
Nituecheni Africano referiu que, apesar das dificuldades após o cancelamento, a Bienal vai realizar-se nos dias 17 a 29 de Maio, na província do Huambo, e todos aqueles que ainda não fizeram inscrições poderão fazê-las a partir do site: www.bienaldolivro.África.com.