Procedeu-se à abertura do maior evento internacional de tecnologias de informação e comunicação, o Angotic 2023, nesta segunda-feira(12), no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Luanda, evento que visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das TIC.
No seu discurso de abertura, João Lourenço, Presidente da República, destacou o papel do sector das TIC como alavanca para a modernização tecnológica da indústria e, como consequência, propiciar o crescimento económico e social esperado e ambicionado por todos os angolanos.
O momento alto da 3.ª edição ficou marcado pelas assinaturas de memorandos entre Angola e Zâmbia, que passa por “unir forças de formas a que os dois países possam ter ganhos no que as TIC dizem respeito.
“A Zâmbia está muito interessada em querer conhecer o nosso programa espacial nacional e quer tirar lições de formas a construir um programa espacial. Há um grande interesse também nosso em querer ligar a Zâmbia com cabos de fibra óptica. Estamos ligados à RDC e Namíbia, e dentro de um mês vamos estar ligados ao Congo Brazzaville e vai nos faltar a ligação à Zâmbia. É nessa perspectiva que assinamos este memorando”, disse Mário Oliveira, Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Vale realçar que o Angotic 2023 volta dois anos depois devido à Covid 19, e vai até ao dia 14 de Junho, onde mais de 100 expositores encontrarão oportunidades para troca de experiência e networking.









