- Publicidade -

More

    10 factos curiosos sobre o Dia dos Namorados

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O dia 14 de Fevereiro é Dia dos Namorados. Para os românticos e apaixonados de plantão, é uma data para as juras de amor e troca de presentes. Para comerciantes e varejistas, é uma data valiosíssima para livrar o estoque e ver os casais limparem as prateleiras, literalmente. Seja qual for o caso, conheça 10 curiosidades sobre o dia dos namorados.

    1ª- O Dia dos Namorados também é chamado de Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day na língua inglesa. Originalmente, nesta data era realizada uma celebração litúrgica com jejum, em homenagem ao São Valentim, um sacerdote que desafiou as ordens do imperador romano Cláudio II.

    2ª- A data só passou a ser associada ao amor romântico, Alta Idade Média quando floresceu a tradição do amor cortesão. A partir do século XV, a data passou a ser associada a trocas de presentes entre os amantes, que expressavam o seu amor através de flores, doces e cartões.

    3ª – Segundo a tradição, O imperador Cláudio durante seu governo, proibiu a realização de casamentos no seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que se os jovens não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade ao exército.

    4ª – No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador, o seu nome era Valentim. As cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.

    5ª- Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega Asterias, filha do carcereiro, que conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim.

    6ª- Os dois acabaram por se apaixonar e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado aos 14 de Fevereiro de 270. Esta data foi oficializada em vários países como o Dia dos Namorados.

    7ª- O dia 14 de Fevereiro também marca a véspera de Lupercais (festas anuais celebradas na Roma Antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimónio) e de Pan (deus da natureza). Nestas festas, sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

    8ª- Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adoptada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine’s Day. Na idade Media, o 14 de Fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros.

    9ª- No Brasil, a comemoração do Dia dos Namorados ocorre no dia 12 de Junho e é atribuída ao publicitário João Dória. Em 1949, uma loja de departamentos paulista procurou Dória para aquecer as vendas no mês de Junho, então um dos meses menos lucrativos para o comércio.

    10ª- João Dória, então, sugeriu criar o Dia dos Namorados, inspirado na data que já era comemorada nos Estados Unidos e na Europa. O publicitário justificou a escolha do dia 12 de junho por anteceder o Dia de Santo António, o santo casamenteiro. Assim, em 12 de junho de 1949, aconteceu o primeiro Dia dos Namorados do Brasil.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Empresário Júlio Varela realiza entrega de bens de primeira necessidade ao Centro de Acolhimento de Crianças na Catumbela

    O empresário e Diretor Geral da Rinawell Lda, Júlio Varela, realizou ontem, 17 de julho, uma visita ao Centro de Acolhimento de Crianças da...

    Personagem “Replay” de Artur Pop ganha espaço nos corações de crianças

    Por: Nunes Hebo No mundo das artes cénicas, vários são os artistas que foram ou são conhecidos pelos personagens que interpretam ou constroem em determinados...

    Wime Bráulio relata desafios de ser actor em Angola: “O facto de não termos condições suficientes”

    Certamente ser actor em Angola não é fácil devido à escassez da indústria cinematográfica. Desta vez, Wime Bráulio relatou uma fase desafiante na carreira...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto