A 17 de Setembro de 2020, o País comemora o 98.º (Nonagésimo Oitavo) aniversário do nascimento do Dr. António Agostinho Neto, escritor e político, nascido a 17 de Setembro de 1922.
Dr. António Agostinho Neto foi o primeiro Presidente de Angola, tendo fundado as bases pelas quais se constrói diariamente esta Nação. Daí que, em sua homenagem e dos seus feitos em prol dos angolanos, a data do seu nascimento tenha sido consagrada como o Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, como forma de manter presentes os princípios, os ideais e os ensinamentos deste ilustre filho de Angola.
Durante o período estabelecido para a celebração do 17 DE SETEMBRO –DIA DO FUNDADOR DA NAÇÃO E DO HERÓI NACIONAL, dever-se-á elevar os feitos políticos e culturais protagonizados por António Agostinho Neto, aquele que proclamou a Independência de Nacional, sendo, por isso, o digno Fundador da Nação, pelo que, em seu tributo e de todos os angolanos que dia-a-dia unem-se nos esforços nacionais de prevenção e combate à propagação da pandemia da Covid-19, a jornada deverá estar, também, associada ao cumprimento das medidas de biossegurança definidas pelas autoridades sanitárias.

OBJECTIVOS
As celebrações do 17 DE SETEMBRO – DIA DO FUNDADOR DA NAÇÃO E DO HERÓI NACIONAL, visam os seguintes objectivos:
a) Enaltecer a figura e obra do Dr. António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola e Fundador da Nação;
b) Reverenciar a contribuição do Presidente Dr. António Agostinho Neto na libertação de Angola e de África, em particular, a Região Austral, bem como os esforços para a conquista da Paz em todo o Território Nacional;
c) Lembrar o legado político do primeiro Presidente da República de Angola e do Herói Nacional.
PERÍODO DE CELEBRAÇÃO
O período das celebrações vai de 01 a 25 de Setembro de 2020.
LOCAL E PRESIDENTE DO ACTO CENTRAL
As celebrações devem decorrer em todo o Território Nacional, bem como nas Missões Diplomáticas e Consulares de Angola.
O Acto Central das comemorações realiza-se na Província de Luanda e será presidido por Sua Excelência, Bornito de Sousa Baltazar Diogo, Vice-Presidente da República de Angola.
LEMA DAS CELEBRAÇÕES
Angola 45 anos: Unidade, Estabilidade e Desenvolvimento.