- Publicidade -

More

    1ª Dama da República visita beneficiários das cirurgias ortopédicas que estão a ser promovidas pela FDC

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A Primeira Dama da República e Instituidora da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC), Dra Ana Dias Lourenço, realizou hoje uma visita aos pacientes beneficiários das cirurgias ortopédicas que estão a ser promovidas pela FDC, no âmbito de uma parceria com a Fundação Dr. Martha Namundjebo-Tilahun (da Namíbia) e com o Projecto Internacional Extremity (IEP).

    A iniciativa, que começou dia 01 de Julho, já realizou mais de 59 (cinquenta e nove) cirurgias ortopédicas do Pé boto (Pé torto), genu varum e outras deformidades nos membros inferiores a cerca de 39 (trinta e nove) crianças e adolescentes dos 03 meses aos 23 anos, pré-selecionadas nas Províncias de Luanda, Lubango, Huambo, Benguela, Cuando Cubango, Cabinda, Bié e Lunda Norte.

    A iniciativa da Primeira Dama da República, Dr.a Ana Dias Lourenço e da Dr. Martha Namundjebo-Tilahun, conta com o apoio da Chevron e do Ministério da Saúde e vai decorrer até ao dia 10 de Julho, no Hospital Geral de Luanda.

    “Quero, em meu nome pessoal e em nome da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário e de todas as famílias beneficiárias, agradecer a IEP, a Fundação Dra Martha Nambundjembo Tilahun, o Ministério da Saúde, a Chevron, as equipas de profissionais e a todas as instituições estão a trabalhar incansavelmente, para que esta missão seja realizada com sucesso e beneficie crianças e adolescentes e as suas famílias, de várias províncias do país que padecem destas patologias. A todos os intervenientes, o nosso muito obrigada” disse a Presidente da FDC e Primeira-dama da República, Dr.a Ana Dias Lourenço.

    As cirurgias que estão a ser realizadas pelos médicos do International Extremity Project e Ortopedistas nacionais, pretendem contribuir para reduzir as listas de espera dos diferentes hospitais de intervenções de grande complexidade ortopédica e permitir que doentes com critério de junta médica no exterior e que aguardam evacuação, sejam operados em Angola.

    Está igualmente a ser realizada uma formação em Neonatologia ministrada a equipas do Hospital Geral de Luanda e o Hospital Materno-Infantil Azancote de Meneses, para melhorar as competências essenciais dos Cuidados Intensivos Neonatais nestas Unidades de Saúde.

    Durante o encontro com os médicos, a Instituidora da FDC e a Ministra da Saúde reconheceram os mais de 92 (noventa e dois) profissionais de saúde nacionais, médicos e enfermeiros, que estão a participar da iniciativa e a beneficiar de conhecimento sobre novos procedimentos e técnicas cirúrgicas ortopédicas.

    O International Extremity é um projecto que faz missões médicas sem fins lucrativos e realizou missões em vários países do mundo, incluindo a Namíbia. São cirurgiões ortopédicos, podólogos e enfermeiros que realizam cirurgias para corrigir deformidades graves nas extremidades inferiores de pessoas socialmente vulneráveis, sem acesso a este serviço.

    A equipa da IEP chefiada pelo Dr. Bruce Lehnert é composta por uma delegação de 13 (treze) médicos das seguintes especialidades: cirurgia ortopédica pediátrica, cirurgia geral e neonatologia. A equipa angolana, chefiada pelo Dr. Guilhermino Joaquim, conta com cirurgiões, anestesistas, clínicos gerais, enfermeiros, entre outros.

    A Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC) criada no dia 20 de Fevereiro de 2020, cuja instituidora é a Primeira-Dama da República de Angola, Dr.a Ana Dias Lourenço, dirige a sua actuação para comunidades rurais e para os grupos mais

    vulneráveis da sociedade, como as crianças, os idosos, as pessoas portadoras de deficiência e as mulheres, em particular, as jovens mulheres.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Bebucho Q Kuia atribui culpa aos produtores quanto à confusão que se faz entre os estilos Afro-house e Kuduro 

    Há muito que se discute sobre a confusão que faz entre os estilos kuduro e afro-house, entretanto, recentemente o artista Bebucho Q Kuia esteve...

    Titica chateia-se ao ser comparada a certas colegas: “não têm sequer a estrada que tenho”  

    Por: Hélio Cristóvão  Durante um live no seu Instagram, Titica fez um pronunciamento exaustivo abordando as frequentes comparações com certas artistas da música.  A cantora, que...

    Sebem contraria Almir Agria, Dj Pdjony e K2 e afirma “É mentira, a minha filha nunca me tocou” 

    Após surgirem alguns rumores que acusam a filha mais velha do músico Sebem, Swayla Santos, de ter agredido o pai, eis que o músico...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto