O 1º de Agosto demonstrou toda a sua capacidade competitiva e melhor momento de forma, ao derrotar hoje (sábado), na capital do país, o Petro de Luanda, por 23-18, em jogo da final da 39ª edição do Campeonato Nacional sénior feminino de andebol, disputado no pavilhão da Cidadela, assistida pelo ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição
Com propósito em revalidar o título em sua posse, as militares que já vinham de uma vantagem (26-18) na primeira fase, do também designado Troféu LAC 25 anos, não se deixaram intimidar pela entrada fervorosa das petrolíferas, que abriram o marcador com golo inicial de Delfina Mungongo, mas prontamente respondida por Isabel Guialo “Belinha”.
Em sequência das acções ofensivas das partes, na procura de amealhar maior número de tentos possíveis, o desafio toma o carácter de verdadeiro equilíbrio, para o delírio e satisfação de centenas de adeptos, que lotavam as bancadas do recinto desportivo.
Nesta toada, em que era notável o esforço dos eternos rivais na disputa renhida, tendo como propósito procurar a exploração de margens de falhas mútuas, a partida chega ao intervalo com o resultado mínimo favorável ao Petro, por 13-12.
No reatamento, as agostinas entram mais determinadas em visar a baliza contrária e adiantam-se no marcador (14-13), por intermédio da grande actuação da jogadora Cristian Mwasessa, que mesmo depois de um choque com uma adversária volta à quadra, galvanizando as suas companheiras.
Da pressão, em que adivinhava-se já uma maior safra por parte das rubro-negras, dado o seu grande ascendente, mesmo com a tentativa de réplica das tricolores, os números vão se avolumando para o lado do 1º de Agosto, que consegue o parcial de 19-15.
Assim, aproveitando um certo descontrolo da equipa do treinador Vivaldo Eduardo, a turma do técnico Morten Saubak, consegue o retumbante triunfo, que lhe permite conquistar o seu sexto título, em contraste das oponentes, que possuem mais de 20.
Nesta contenda, realce as actuações irrepreensíveis das jogadoras Isabel Guialo “Belinha”, Cristian Mwasessa e Albertina Kassoma, da parte do 1º de Agosto, bem como de Aznaide Carlos, Vilma Nenganga e Teresa Almeida “Bá”, do Petro de Luanda.
Após o encontro, houve a cerimónia de premiação, encabeçada pelo titular da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, e que contou também com outras personalidades.