Mais de 200 crianças experimentam o conceito do Axi Luanda

0
256

Mais de 200 crianças experimentaram este final de semana, o conceito do Axi Luanda, uma feira de Gastronomia ao ar livre, a terminar hoje dia 3 de Junho, no Club Naval, na Ilha de Luanda.
O evento diferencia-se dos outros, já realizados em Luanda, pela sua capacidade de reunir num só espaço, ambiente para crianças e adultos.
As portas abriram as catorze horas, as duas entradas da feira viam entrar as crianças que se faziam acompanhar dos pais. Era uma miscelânea de culturas. Embora amparadas pelos pais, corriam de um lado ao outro, sob um tape de relva sintética.
A origem e o estrato social, não foi por isso a razão de uma mistura hecterogénia. O sorriso, a euforia liam-se no rosto de cada uma delas. O clima banhado da brisa do mar tinha o ar frio. A música na experiência do Dj Tiago Assunção, compensava-lhes o esforço, forçando cada uma delas a festejar a sua maneira: uns mexendo a bundinha, outras jogando snoop.

GASTRONOMIA 33943942_10155352900975264_6626291873734459392_n 34017472_10155352899530264_6042775688459583488_nIMG_6828 IMG_6860 IMG_6865 IMG_6872 IMG_6877
A quem mesmo decidiu brincar o jogo do gato e o rato, correndo por todos os lados, dos 1500 m2 de espaço que decorre a feira, enquanto os pais, sentados na mesa deliciavam-se da boa caipirinha, cerveja, cabrité entre outros aperitivos.
Henrique Guilherme, aluno da 5ª classe, 10 anos de idade, foi dos pequenos que decidiu gastar a noite jogando snoop. Disse que gostou e para si a noite estava divertida.
Kieve Pedro, 5ª classe, de 11 anos de idade aproveitou o nosso microfone para deixar uma mensagem. “ A todas as crianças, que cuidem bem das vossas saúdes, que tenham um bom futuro, nunca reprovarem. Nunca serem uns daqueles meninos bandidos que andam a roubar”, aconselhou.
Hugo Alexandre, de 9 anos de idade e a frequentar a 4ª classe, disse que gostava da feira e que, apesar de participar desde a sua abertura, não se cansou de nenhuma vez que participou.
Hugo Alexandre comoveu o coração da equipa da nossa reportagem. Enquanto os nossos repórteres aguardavam alguma palavra que ilustrasse a euforia que vivia no momento, o pequeno de 9 anos surpreendeu, quando questionado sobre a mensagem que gostava deixar às outras crianças.
“A criança tem o seu direito! Há crianças que não têm casa e não têm o que comer e por causa disso, o dia da criança as vezes acaba por ser um dia mau. Há crianças que não têm um sítio por onde ficar, aquecer-se, onde viverem e comerem. Na minha opinião, poderia haver um sítio onde haja emprego só para as pessoas que não têm casa”, disse.
Que também mostrou a sua satisfação foi Aguinaldo Hernesto, o pai que trouxe à feira os seus dois filhos.
“Vim pela primeira vez, e penso que não é só favorável para as crianças, mas para as famílias também. Não vim noutros dias porque pensei que poderia ser desorganizado, mas ouvi algumas pessoas que recomendaram e vim. Está tudo bem organizado e espero que isto não pare por aqui porque Luanda está a precisar uma coisa desta”, advogou.
Aguinaldo Hernesto fala do conceito da Axi Luanda e defende que se pretende pelo facto de ser um evento que congrega tanto crianças como adulto.
“As crianças têm um espaço. Têm jogo, conseguem brincar aqui no jardim sintético e os adultos têm um outro espaço, onde conseguem beber e comer. Então, é um espaço que favorece a todos. Noutros lugares levamos as crianças e esperamos que elas brinquem enquanto ficamos nós sem fazer nada”, disse, acrescentado que a feira permite satisfazer a vontade das crianças e dos adultos ao mesmo tempo.
Sobe Axi Luanda
Axi Luanda Mercado é uma feira comercial ao ar livre que trás o conceito de “streed food” ou comida de rua, acompanhada de lazer, actividades recreativas, música ao vivo e outras exposições artísticas.
Com este projecto pretende-se criar um conceito único de lazer que ultrapasse as espectativas de quem visita a “Ilha de Luanda”, bem como promover actividades multiculturais e diversificadas que demonstrem o que há de melhor em Angola numa iniciativa da empresa G & C, R.OCHOA e Nitromarcas. A primeira edição aconteceu de 31 de Maio a 3 de Junho no Clube Naval de Luanda.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments