Por: Stella Cortêz
Revisão: Canga Tomás
Decorreu na tarde de ontem quarta-feira, 06 de Setembro, nas instalações da LAC (Luanda Antena Comercial), a conferência de imprensa e de apresentação dos candidatos concorrentes a vigésima edição do Festival da Canção de Luanda, evento que vai acontecer no dia 22 do mês em curso, nas instalações da própria rádio.
Desde 1998 que a LAC promove o referido festival, um concurso anual de compositores de canções que visa incentivar a criação do género canção, procurando uma simbiose entre o tradicional angolano e o moderno universal, segundo fez saber Carla Romero, directora executiva do referido evento.
“Durante os 25 anos de existência da LAC, já foram realizados 19 festivais, dos quais apresentámos 14 com canções inéditas e quatro em que foram homenageados os músicos, o que significa que não tínhamos composições, então colocámos intérpretes que defenderam as suas próprias interpretações,” disse a responsável, realçando que, em 2009, foi organizado o festival dos festival em que os concorrentes competiram entre si para se escolher o melhor entre eles.
Para esta edição, o festival terá como tema A Onda Azul e farão parte da mesa do júri a instrumentista Eduina Semedo, os jornalistas Carla Castro, Lito Costa e Luciano Canhanga e o compositor Manuel Claudino “Manuelito”. Os 13 concorrentes vão disputar um prémio no valor de 2.000.000,00 (dois milhões de Kwanzas), que serão repartidos em cinco categorias, nomeadamente:Melhor Letra, Melhor Voz LAC/ Unitel, Melhor Intérprete, Melhor Produção e o Grande Prémio da Canção.