- Publicidade -

More

    3.ª Edição dos “Prémios Tigra Nova Garra” conta com inclusão da categoria de “Educação”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Foram conhecidos os nomeados nesta Terça-feira, 02 de Maio, da 3.ª edição dos prémios “Tigra nova Garra, uma iniciativa da Refriango, no âmbito da responsabilidade social, e visa ajudar a dar vida e expandir projectos de jovens angolanos virados em áreas fundamentais do país, que nesta edição premeia sete categorias. A gala dos “Prémios Tigra Nova Garra” 2023 está marcada para 3 de Junho, no Hotel Epic Sana, em Luanda, segundo fez saber o Gestor da categoria de Bebidas da Refriango, Gaspar Cabral, em conferência de imprensa realizada nas instalações da Refriango.

    Para este ano, reforçou, a inclusão da categoria de Educação, que se deve pelo facto de haver bons projectos e talentos com um enorme potencial, que pode causar um impacto positivo na nossa sociedade.

    “Também no sector educativo há iniciativas fantásticas de jovens que precisam de apoio e visibilidade para poderem crescer e serem replicadas. A Educação é um pilar fundamental, que vai muito para além do sistema formal de ensino. O que nos ensinam os nomeados desta área é que todos temos uma missão como educadores, não só dentro de casa, como nas nossas comunidades, nos trabalhos e na vida quotidiana”, acrescentou Gaspar Cabral.

    Os vencedores de cada categoria receberão o prémio de 1 milhão de kwanzas e assessoria individualizada para desenvolver os seus projectos e formação. O voto do público terá um peso de 50% na decisão final do vencedor por categoria, que teve o seu início hoje, e de igual modo 50% serão determinados pelo júri dos “Prémios Tigra Nova Garra”, que nesta edição integra também Toy Cristóvão, responsável pela nova categoria de Educação.  

    Assim sendo, a lista está composta por: Ludmila Rangel, no sector de Saúde, Iliandra Baptista, em Meio Ambiente, Mehak Vieira, as Artes, no Desporto, Walter Lobão, Ciência & Tecnologia, Mauro Sérgio, e na categoria de Música, Tri Chu (Hélio Santos).

    Concorrem à categoria de “Educação,” Prosperidade Siku, gestora de projectos; Anorodi de Sousa, empreendedor; Hédio Quilombo, auxiliar administrativo e palestrante; e Silke António, estudante de medicina e gestora de projectos sociais.

    Para a categoria de “Desporto,” concorrem a dirigente desportiva Diva Demolidora (Irene Gonçalves), a basquetebolista Tatiana Miguel, a atleta Carolina Yonengue e o judoca Bicho Papão (Edmilson Pedro).

    A categoria de Ciência & Tecnologia será disputada por Marco Romero, engenheiro aeroespacial e de balística; Niuka Casimiro, empreendedor e empresário; Irene Carindi e Sião Cabela, ambos engenheiros informáticos.

    Por seu lado, concorrem à categoria de Música os artistas Isaura Gando (Isa Gando), Madalena Malheiro (Linne), Kelson Trindade e Luzolo Afonso (Aristóteles de Jesus, músico).

    Nas Artes estão nomeados os criativos Jamil Ramos e Manuel Samuel, Paulo Idalécio, roteirista e realizador, e Manuel André Pedro, grafiteiro e artista Urbano.

    Para Saúde estão indicados a psicóloga Shendylene Elias, a estudante de medicina Eucácia Yunara, a médica de família Áurea de Carvalho e o desenvolvedor de software Fernando Santos.

    Na área do Meio Ambiente, os indicados são Eliza Upale Alberto, ativista social e professora; Juliana Bento, arquicteta; Ernesto Brito, ambientalista, e Hwimma Rodrigues, fundadora da Cooperativa Nayuka.

    Por: Eliseu Ambrósio

    Fotógrafo: Rosário

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Casal presidencial passeia pelas dunas do Parque Nacional do Iona

         O Presidente da República andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona. Um momento de descontracção com o qual lançou um...

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    Hildebrando de Melo na 15º Bienal de Havana em Cuba

    A 15ª Bienal de Havana, que ocorrerá de 15 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, contará com a presença do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto