4 de Abril Mwangolê’

0
433

4 de Abril de 2002 o dia nasce calmo igual aos outros, o povo angolano acorda para presenciar um acto singular, depois de uma juventude de conflitos armados, o que era um sonho tornou-se realidade, assinatura do acordo de paz e silenciando ate então as armas ouvidas durante 30 anos. 

 

4 da Abril virou poesia, virou musica: -‘Ai a paz no meu pais demorou, mas já chegou- cantaram os Génesis.

 

Esta data não se resume apenas com o calar das armas e o fim dos conflitos armados, ela é uma Angola renovada, renascida, reconciliada. Durante muito tempo o pais foi palco de um cenário sombrio e triste este dia vem mudar essa realidade.

 

Pena que muitos que lutaram para o alcance desta paz tão desejada não puderam presenciar a sua chegada, a esses também o 4 de Abril representa, jamais serão esquecidos os heróis que deram a vida para uma Angola em paz. 

 

Mais do um feriado nacional este dia é a maior conquista para os angolanos depois do 11 de Novembro. O 4 de Abril representa amor, fraternidade, reencontro, representa família, a família angolana. Para todo angolano que viveu o momento de guerra este dia não é apenas uma festa com indumentarias brancas, o branco vai alem de meras vestes, o branco reina no coração de todo filho desta pátria e aproveitamos-nos deste branco para construir um pais melhor. 

30 anos de guerras, vidas perdidas, infâncias e juventude roubadas, sorrisos apagados, corações nublados, mas o povo acreditou, lutou e venceu.Agora, ja com 10 anos de paz(como o tempo voa), ainda os anos de guerra são maiores, mas estamos no caminho certo e a paz esta do nosso lado.

 
Que o 4 de Abril reine em nossos corações em um clima de paz e confraternidade, e que paire sobre nossas cabeças um clima de reflexão, o que podemos ainda fazer por uma Angola melhor. 

 
-“ Tenha cuidado ao falar de Angola porque muitos que lutam por ela hoje são esqueletos- enfatizou C4 Pedro em uma de suas musicas. 

 
Angola nossa pátria, nossa casa, nossa mãe. Não deixe Angola crescer sem você colaborar. Que cada um seja a diferença que quer ver em Angola, porque ela merece e as futuras gerações agradecem… Viva o 4 de Abril!!!Viva Angola. 


Por: Ell Lourenço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui