- Publicidade -

More

    7 Maravilhas Naturais de Angola : Conheça As 27 finalistas

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Em 2013 serão eleitas as 7 Maravilhas Naturais de Angola® – o primeiro país africano a eleger as suas maravilhas da natureza, o que nos coloca na linha da frente em termos de preservação ambiental e de sustentabilidade.

    A eleição das 7 Maravilhas Naturais de Angola® é um projecto de manifesto interesse público, organizado pela National 7 Wonders, entidade licenciada oficialmente pela Fundação New7Wonders – detentora dos correspondentes direitos.

    As 7 Maravilhas Naturais de Angola® pretendem promover a qualidade ambiental de Angola, a existência de locais de rara beleza, património natural único e de dimensão inigualável. A população vai votar em 27 finalistas, as mais belas paisagens de Angola, incluindo os grandes relevos, as praias, falésias, grutas, rios, lagoas, quedas de água, e áreas protegidas.

     

    Bacia do Okavango

    Província: Cuando Cubango

    Categoria: Rios e Lagoas

    Código de votação por SMS: Enviar 1 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    A bacia do rio Okavango cobre uma superfície hidrologicamente activa com cerca de 323 192 km2, compartilhada por três países da África Austral: Angola, Namíbia e Botswana. O Rio Okavango é o quarto rio mais longo da África Austral, com um curso de 1.100 km desde o centro de Angola, onde é designado por Kubango, através da Namíbia até ao Kalahari no Botswana.

    O seu caudal principal resulta do escoamento de planícies sub-húmidas e semi-áridas da província de Cuito-Kubango, em Angola, numa área de 120 000 km², antes de concentrar o seu caudal ao longo das margens entre a Namíbia e Angola, desaguando num leque ou delta a uma altura de 980 metros. Vários rios confluem num único rio, cujas águas correm para o sul e oriente, ramificando-se novamente  quando desagua no Delta do Okavango, onde termina, numa das maiores concentrações de água doce no interior do planeta.

     

     

    Barra do Dande

    Província: Bengo

    Categoria: Falésias

    Código de votação por SMS: Enviar 2 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    Onde desagua o rio Dande, na comuna de Barra do Dande, na Província do Bengo. Merece destaque entre os atractivos naturais da região, pelas suas falésias deslumbrantes, que fazem as delícias dos visitantes.

    É uma zona também reconhecida pelo lazer e pelas suas praias bem preservadas e de beleza inegável.

     

     

     

     

     

    Cachoeiras do Binga no Rio Keve

    Província: Cuanza Sul

    Categoria: Quedas de Água

    Código de votação por SMS: Enviar 3 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    As Cachoeiras do Binga no Rio Keve são uma paisagem idílica para quem as visita e escolhe este local para a prática balnear. Apresentam características únicas à prática do turismo ecológico e de lazer.

    As Quedas formam um leito caudaloso e navegável, que serpenteia as povoações das comunas dos municípios do Sumbe e Porto Amboim, espreguiçando-se na Foz do Rio Keve.

     

     

    Cataratas do Ruacaná

    Província: Cunene

    Categoria: Quedas de Água

    Código de votação por SMS: Enviar 4 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    As Quedas do Ruacaná são um conjunto de cataratas e rápidos, em que o seu espectáculo impressionante faz do local um destino turístico popular. Formado pelo Rio Cunene nas imediações da povoação do Ruacaná, na fronteira de Angola com a Namíbia.

    A queda principal tem 120 metros de altura e cerca de 700 metros de largura, em cheia máxima. O conjunto constitui uma das maiores quedas de água de África. Devido ao uso da água do rio para a geração de energia, irrigação e abastecimento público, as quedas de água ganham um aspecto mais majestoso durante a época das chuvas.

     

     

    Cavernas do Zau Evua

    Província: Zaire

    Categoria: Grutas e Cavernas

    Código de votação por SMS: Enviar 5 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    As Cavernas do Zau Evua localizam-se a 80 quilómetros da sede do município de M´Banza Congo, cidade capital da Província do Zaire, classificada como Património Cultural Nacional e candidata a Património da Humanidade. Estas Cavernas são um local de rara beleza e têm um grande potencial turístico, que deslumbra os seus visitantes.

     

     

     

     

     

     

     

    Deserto do Namibe

    Província: Namibe

    Categoria: Áreas Protegidas

    Código de votação por SMS: Enviar 6 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    O Deserto do Namibe, na sua extensão em território angolano, contempla, entre outros locais de referência, o Parque Nacional do Yona, a Reserva Especial do Namibe, a Baía dos Tigres e as lagoas de Arco e do Carvalhão.

    É um deserto partilhado entre a Namíbia e o sudoeste de Angola e faz parte do Namib-Naukluft National Park, a maior reserva de caça em África. É considerado como sendo o mais antigo deserto do mundo, tendo permanecido em condições áridas ou semi-áridas há pelo menos 55 milhões de anos. Abunda a Welwitschia Mirabilis, planta que pode atingir mais de mil anos de vida. A maior Welwitschia conhecida, apelidada de “A grande Welwitschia”, mede 1.4 metros de altura e mais de 4 metros de diâmetro.

     

     

    Egipto Praia

    Província: Benguela

    Categoria: Praias

    Código de votação por SMS: Enviar 7 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    O Egipto Praia, onde desagua o Rio Balombo, é um local de paisagem mística que nos reporta para o Egipto. As arribas e falésias em torno da praia, que lhe conferem a sua real beleza, fazem lembrar a paisagem egípcia.

    O Egipto Praia fica a norte da Província de Benguela, relativamente perto da cidade do Lobito.

     

     

    Fenda da Tundavala

    Província: Huíla

    Categoria: Falésias

    Código de votação por SMS: Enviar 8 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    Janela natural do planalto da Huíla para o Deserto de Namibe, a maravilhosa Fenda da Tundavala situa-se a um pouco mais de dois mil metros de altitude, rodeada de imponentes falésias, sobre a cordilheira da Chela. Tem uma distância de aproximadamente 15 quilómetros a oeste da cidade do Lubango, capital da província da Huíla.

    O sítio, pela sua atractiva beleza e características propícias ao turismo, foi classificado como paisagem natural e cultural, por Decreto Executivo nº 5/12 de 9 de Agosto, do Governo de Angola.

    As comunidades nativas consideram-no também como sendo o lugar onde os espíritos dos seus antepassados se refugiam, fechando-se em gavetas invisíveis.

     

     

    Floresta do Maiombe

    Província: Cabinda

    Categoria: Áreas Protegidas

    Código de votação por SMS: Enviar 9 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    Está situada na região norte da Província de Cabinda, fazendo fronteira com o Congo Brazzaville e a República Democrática do Congo, ocupando uma vasta extensão territorial de 290 mil hectares, distribuídos entre os municípios de Buco Zau (comunas de Inhuca e Necuto) e Belize (comunas de Miconge e Luali). Apresenta uma densa vegetação com árvores frondosas com 50 metros de altura onde podemos destacar o Pau-Rosa, Ngulo Mazi, entre outros.

    A fauna está constituída de animais de grande porte como os Elefantes, Rinocerontes, Pacaças, vários primatas como os gorilas, chimpanzés, pequenos macacos e preguiças, vários tipos de roedores, aves raras como o papagaio cinzento e periquitos.

     

     

    Grutas da Sassa

    Província: Kuanza Sul

    Categoria: Grutas e Cavernas

    Código de votação por SMS: Enviar 10 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    As Grutas da Sassa localizam-se aproximadamente a 3 km a leste da cidade do Sumbe, na Província do Cuanza Sul. Apresentam um coral que forma estalactites e estalagmites, com exemplares únicos no mundo.

    É considerado um local de interesse histórico, por terem sido furnas de refúgio dos antepassados, na fuga do pagamento de impostos.

     

     

    Grutas do Nzenzo

    Província: Uíge

    Categoria: Grutas e Cavernas

    Código de votação por SMS: Enviar 11 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    As Grutas do Nzenzo são um local recentemente descoberto. A sua beleza ainda virgem e completamente preservada, foi descoberta pelo Governo Provincial do Uíge, através da Direcção Provincial da Hotelaria e Turismo.

    Tem vindo a ser desenvolvido o projecto Turi-Uíge, com a realização de acções destinadas a descobrir, fazer o levantamento e aproveitar os locais turísticos existentes, que pode impulsionar as Grutas do Nzenzo no sector turístico.

     

    Ilha do Mussulo

    Província: Luanda

    Categoria: Praias

    Código de votação por SMS: Enviar 12 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    A Ilha do Mussulo é um local de rara beleza às portas de Luanda. Trata-se de um banco de areia, com cerca de 30 km de comprimento, formado pelos sedimentos do rio Kwanza.

    A restinga do Mussulo abriga a Baía do Mussulo, que alberga três ilhas no seu interior, sendo a ilha dos Padres a maior e mais conhecida. Do outro lado da restinga, voltada para o Oceano Atlântico, há uma imensa praia de areia branca, praticamente deserta.

     

     

    Lagoa Karumbo

    Província: Lunda Norte

    Categoria: Rios e Lagoas

    Código de votação por SMS: Enviar 13 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    Também conhecida como Lagoa Nakarumbo. As águas do rio Luxiko correm lentamente sobre a lagoa proporcionando um visual bastante agradável a todos que se deslocam àquela localidade.

    Conta a lenda que numa noite de frio, uma senhora de idade avançada, de nome Karumbo, que estava de passagem na aldeia onde é hoje a lagoa, pediu acolhimento e ninguém acedeu, à excepção de um aldeão. De manhã a idosa recomendou que abandona-se o local, pois havia amaldiçoado a aldeia e ia transformá-la numa lagoa. A lagoa ganhou assim o seu nome.

     

     

    Miradouro da Lua

    Província: Luanda

    Categoria: Falésias

    Código de votação por SMS: Enviar 14 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    O Miradouro da Lua faz parte do imaginário dos angolanos e é um ponto turístico de paragem obrigatória. Trata-se de um conjunto de falésias, 40 km a sul de Luanda, no município da Samba. Ao longo do tempo, a erosão provocada pelo vento e pela chuva foi criando a paisagem de tipo lunar que ali se encontra.

    Este foi o cenário do filme “O Miradouro da Lua”, do realizador português Jorge António, a primeira co-produção cinematográfica luso-angolana, rodada em 1993 e que obteve o prémio especial Realização no Festival de Gramado, Brasil.

     

     

     

     

    Morro do Môco

    Província: Huambo

    Categoria: Grandes Relevos

    Código de votação por SMS: Enviar 15 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    O Morro do Môco é o ponto mais alto de Angola. Situa-se na província do Huambo, no município de Londuimbali e tem 2.620 m de altitude. Aqui permanecem 85 hectares de floresta de montanha, o habitat mais ameaçado de Angola.

    Aqui é o refúgio de várias espécies raras e de espécies endémicas, como o Francolim de Swierstra. Do ponto de vista do turismo de natureza sustentável, é um desafio para os praticantes de rappel e canyoning.

     

     

    Parque Nacional da Cameia

    Província: Moxico

    Categoria: Áreas Protegidas

    Código de votação por SMS: Enviar 16 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    Ocupa uma área de 14.450 km² e foi estabelecido como parque nacional em 1957. O Parque Nacional da Cameia é uma enorme reserva animal, onde se encontram várias espécies de peixes como o caqueia, mussata, entre outros, e animais selvagens como onças, nusses, pacaças e palancas.

    Está limitado a norte pelo caminho-de-ferro de Benguela, a sul com o rio Luena, a oeste com o rio Lumege e a leste com os rios Luangunge, Chifumagi, Zambeze e Lulua.

     

     

    Parque Nacional da Quiçama

    Província: Luanda

    Categoria: Áreas Protegidas

    Código de votação por SMS: Enviar 17 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    O Parque Nacional da Quiçama foi estabelecido como reserva de caça em 1938 e transformado em parque nacional em 1957. Com uma extensão de 990.000 hectares, é um dos maiores parques em toda a África.

    O período de Guerra Civil que se viveu em Angola, dizimou parte da população animal do parque. A Operação Arca de Noé, que se encontra a decorrer no parque, propõe-se fazer o repovoamento de várias espécies, entre elas elefantes, pacaças, palancas vermelhas, assim como uma grande variedade de aves exóticas.

     

     

     

     

     

     

    Parque Nacional de Kangandala

    Província: Malanje

    Categoria: Áreas Protegidas

    Código de votação por SMS: Enviar 18 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    O Parque Nacional de Kangandala é a reserva natural da Palanca Negra Gigante, espécie endémica e protegida que é símbolo de Angola. Com uma extensão territorial de 600 Km2, o Parque Nacional da Kangandala foi estabelecido como Reserva Natural Integral a 25 de Junho de 1963 e elevado a Parque Nacional a 25 de Junho de 1970.

    É especialmente rico em espécies de aves, como por exemplo: patos bravos, capotas, perdizes, pombos, entre outros.

     

     

    Pedras Negras de Pungo Andongo

    Província: Malanje

    Categoria: Grandes Relevos

    Código de votação por SMS: Enviar 19 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    As Pedras Negras de Pungo Andongo ficam localizadas no município do Kacuso, a cerca de 116 km da cidade de Malanje e são uma importante atracção turística de Angola.

    São estranhas formações rochosas, com milhões de anos, que se elevam bem acima da savana que as rodeia e formam um cenário deslumbrante. Segundo a tradição, podem ai encontrar-se pegadas esculpidas na rocha da Rainha Ginga.

     

     

    Praia da Caotinha

    Província: Benguela

    Categoria: Praias

    Código de votação por SMS: Enviar 20 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    A Praia da Caotinha é uma das mais bonitas de Benguela, Província reconhecida por uma costa rica em praias de rara beleza. Com águas muito límpidas, é uma praia pequena com cerca de 100m de comprimento à qual se acede contornando o Morro da Caota.

    É muito frequentada porque situa-se próximo à cidade em relação às outras, também é muito visitada pela sua beleza e pela sua natureza bem preservada.

     

     

     

     

     

     

     

     

    Quedas de Kalandula

    Província: Malanje

    Categoria: Quedas de Água

    Código de votação por SMS: Enviar 21 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    As Quedas de Kalandula são postal de visita de Angola. Localizadas no rio Lucala, o mais importante afluente do rio Kwanza, são as segundas quedas mais altas de África, com extensão de 410 metros e 105 metros de altura.

    Ficam a cerca de 80 km da cidade de Malanje, capital da província, e a 420 km de Luanda. Para além de um inigualável cenário paisagístico, são também propícias a banhos.

     

     

    Quedas de Cihumbue

    Província: Lunda Sul

    Categoria: Quedas de Água

    Código de votação por SMS: Enviar 22 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    As Quedas de Cihumbue estão situadas próximo do município de Dala, ao lado da ponte que liga a estrada da Província da Lunda Sul ao Moxico. Ninguém fica indiferente à sua passagem, onde o rio que lhes dá o nome cria uma paisagem de rara beleza.

     

     

    Reserva Florestal do Golungo – Alto

    Província: Kuanza Norte

    Categoria: Áreas Protegidas

    Código de votação por SMS: Enviar 23 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    A Reserva florestal do Golungo – Alto tem uma área de 558km2. É uma região rica em diversidade de espécies como a pacaça, hipopótamos, antílopes, corças, lebres, galinhas do mato e perdizes. Também aqui se encontram elefantes, leões, onças, lobos, hienas, chacais e mabecos.

     

     

    Rio Cuito

    Província: Cuando Cubango

    Categoria: Rios e Lagoas

    Código de votação por SMS: Enviar 24 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    O Rio Cuito, na Província de Cuando Cubango, destaca-se pela beleza natural e verdejante nas suas margens e pelo serpentear do seu leito.

    Local de grande riqueza em fauna e flora, cria uma paisagem que reforça a força hidrográfica desta região angolana.

     

     

     

     

    Rio Kwanza

    Província: Bié

    Categoria: Rios e Lagoas

    Código de votação por SMS: Enviar 25 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    A nascente do Rio Kwanza localiza-se no planalto central de Angola, na Província do Bié, no município do Chitembo, comuna do Mumbué. É o maior rio exclusivamente angolano e tem uma importância extrema para o país, tanto que desde 1977 dá nome à unidade monetária nacional (o kwanza).

    Tem um curso de 960km, com uma bacia hidrográfica de 152.570km2. A sua foz é no Oceano Atlântico, a Sul de Luanda, na Barra do Kwanza. Dá o seu nome a duas províncias de Angola: Cuanza Sul, na margem sul, e Cuanza Norte na margem norte e foi berço do antigo reino do Ndongo.

     

     

    Rio Zaire

    Província: Zaire

    Categoria: Rios e Lagoas

    Código de votação por SMS: Enviar 26 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    O rio Zaire, também conhecido como rio Congo, é o segundo maior rio da África (após o rio Nilo) e o sétimo do mundo, com uma extensão total de 4.700 km.

    É o primeiro rio de África e o segundo do mundo em volume de água, chegando a debitar um caudal de 67.000 m³/s de água no Oceano Atlântico.

     

     

    Serra da Leba

    Província: Namibe

    Categoria: Grandes Relevos

    Código de votação por SMS: Enviar 27 para o número 44567 (custo 6 UTT’s)

    A Serra da Leba separa a Huíla do Namibe, tem um declive de mais de 1.000 metros e faz parte do roteiro turístico de dentro e fora de portas. Seduz o mais exigente turista, por ser inédita e grandiosa. Com o miradouro, a paisagem, a cascata, os tons e sons únicos, tem sido visitada por grandes personalidades que se encantam e extasiam.

    No passado, as vias comerciais tinham caminhos impraticáveis e o comércio era moroso, com a carga transportada às cabeças dos carregadores ou no dorso de animais. Hoje, destaca-se pela estrada ziguezagueada desenhada num aveludar da encosta. A estrada é uma obra da arte de 20km, com 19 curvas espectaculares, construída em 1915, com a ousadia e conhecimento do Eng.º Artur Torres, ligando agora o Namibe ao Lubango em 2 horas.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto