- Publicidade -

More

    Pavilhão de Angola na Bienal de Veneza abre portas nesta quarta-feira

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    O pavilhão de Angola na edição 2015 da Bienal de Veneza abre portas nesta quarta-feira (6), com o acto inaugural a ser presidido pelo embaixador de Angola em Itália, Florêncio da Conceição de Almeida.

    A representação de Angola terá lugar no Palazzo Pisani, em Campo Santo Stefano, onde até ao dia 22 de Novembro estará patente um conjunto de obras de cinco artistas.

    Trata-se de obras dos artistas António Ole, Binelde Hyrcan, Délio Jasse, Francisco Vidal e Nelo Teixeira, tendo como curador António Ole.

    Para o evento estará aberto ao público uma instalação central do artista António Ole a marcar o frente e verso da exposição, enquanto Francisco Vidal apresentará instalações constituídas de uma pele metálica de catanas, um símbolo da resistência angolana, como suporte de uma acção pictórica notável.

    Por seu turno Délio Jasse mostrará uma pesquisa em suporte fotográfico sobre a memória, sua sedimentação e as razões do esquecimento, enquanto Nelo Teixeira prosseguirá com um trabalho em que a madeira é a estrutura base e a incorporação do “object trouvé” acentuando narrativas paralelas.

    A fechar, Binelde Hyrcan, um artista muito ecléctico nas suas opções estéticas, apresentará vídeo e instalação da sua pesquisa mais recente.

    Esta escolha permite a uma geração mais nova, mas com provas dadas e reconhecidas, seguindo o legado do artista António Ole, o acesso ao circuito da Bienal de Veneza, numa promoção do país, mas também das possibilidades de sedimentação da sua presença internacional para assegurar o sucesso de um projecto que cumpre a exigência desta apresentação e o perfil de contemporaneidade da próxima representação.

    Angola conquistou, na sua primeira participação no evento, em 2013, o Leão de Ouro, tendo, na ocasião, contado com um conjunto de obras fotográficas de Edson Chagas e de obras da colecção EnsaArte.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto