Por: Osvaldo Sampaio
O Conselho Municipal de Juventude de Belas, atendendo aos apelos das autoridades governamentais e da comunidade em geral, realizou palestra de abordagem aos problemas como à criminalidade e segurança rodoviária.
A atividade teve lugar no Hotel Royal Plaza, Talatona, na manhã de quarta-feira, 15 de Julho e teve como orador o secretário da organização, Pinto Matamba.
No decorrer da atividade, várias entidades discursaram de modo a dar os seus pareceres acerca do tema em questão. A intervenção do Super Intendente Chefe, Gabriel Kaposso, Comandante da Divisão da Samba, enumerou as zonas do município de Belas que têm maior índice de criminalidade: “Falamos concretamente da Zona Verde, Ramiro e do Morro Bento, são zonas que encarecem de algum cuidado tendo em conta o movimento em da área. Falo propriamente da Zona Verde, é uma área bastante escura, o terreno é muito favorável para os marginais, mas, temos feito algum trabalho e pensamos que baixamos consideravelmente algumas acções criminais, refiro-me particularmente à crimes de viaturas”.
Entre outras entidades apelaram como devemos participar diante desta situação, como o caso do secretário Pinto Matamba: “Os acidentes constituem para nós uma grande preocupação, e como a Polícia tem mantido vários encontros com a juventude no sentido de passar uma mensagem, de procurar uma colaboração com os jovens a nível das comunidades locais, nós o Conselho Municipal da Juventude decidimos conjuntamente com a Polícia realizar este encontro no sentido de analisar as questões que mais afligem a Polícia e saber que participação a juventude pode ter no tratamento de alguns problemas que podem estar resolvidos por serem jovens”. Proferiu o secretário Pinto.
Esteve presente ainda o administrador municipal de Belas, Sr. Filipe Barros Espanhol, Comandante provincial da polícia nacional, comissário António Maria Sita, o secretário executivo do conselho municipal da juventude de Belas, Edvaldo Manuel Pinto, director provincial da ordem pública, Mateus André, porta voz do comando provincial, Mateus de Lemos, chefe de informação e análise, Inspector Jorge Cabral, ordem pública, intendente Adriano, chefe do sector norte, intendente Minguito, chefe do sector sul, intendente Correia, chefe de trânsito, sub inspector Guilherme Caculo, sem esquecer o coordenador Pedro Henriques e coordenadora adjunta, Klaudya Lopes.
Como se não bastasse, a conferência foi recheada de atividades culturais com as actuações do grupo coral, New Song e ainda dos músicos Laton e Mago de Sousa, interpretando uma canção que apela o tema referido.
Desta forma, o primeiro passo a ser dado deve ser nosso, além da intervenção da Polícia Nacional, também temos que contribuir para facilitar o trabalho da Polícia.
Referir que o Conselho Municipal de Juventude de Belas é uma estrutura do CNJ (Conselho Nacional da Juventude ) a nível de belas, sob dependência do conselho provincial de juventude.