- Publicidade -

More

    “Deviam ser obrigatórios os conteúdos lúdicos e educativos para as crianças”, diz Alice Berenguel

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Hélio Cristóvão

    Após 12 anos sem a realização de programas infantis na Televisão Pública de Angola, Alice Berenguel, que recentemente aceitou o novo desafio da emissora, com o programa “Em casa com a avó Ximinha”, cuja estreia aconteceu em Abril do ano em curso, falou em entrevista ao PLATINALINE sobre este novo projecto e apresentou a sua visão relativamente aos comportamentos e atitudes das crianças da nova geração.

    A eterna Avó Ximinha começou por destacar que os canais televisivos deviam conceber programas infanto-juvenis com conteúdos educativos e lúdicos. “Se repararmos, as crianças que tiveram acesso a programas como o nosso Carrossel, Sítio do pica pau amarelo, Eliane no parque e outros, hoje são adultos que obedecem a uma linha de conduta e ética, os conteúdos dos programas infantis complementam o aprendizado familiar e escolar. Por outro lado ensina as crianças valores culturais do seu país, da sua família e outros valores que, aprendidos na primeira infância, ninguém os vai desviar.”

    Mãe de seis filhos e avó, Alice Berenguel, que se considera uma eterna criança, conta, ainda, que apesar de ter uma infância feliz, rodeada de familiares, teve momentos de carência afectiva a dado momento da sua infância. “Quando me faltou a minha mãe e o meu avô paterno, a vida me encaminhou para outras trajectórias e a minha infância foi se tornando solitária, mas eu tinha os meus hábitos de brincar, e brincava com os meus irmãos, passei a não ser o centro das atenções. Esse estádio da minha vida fez-me aprender a conhecer o sofrer de uma criança feliz.”

    A apresentadora chama, ainda, atenção pelas músicas, conversas, propósitos e modos dos adultos face à presença de crianças, fazendo com que, muitas vezes, os menores tenham um crescimento totalmente distorcido, razão pela qual é possível observar adolescentes dos 12 aos 16 anos com comportamentos inadequados à sua idade. “Programas infantis com bons conteúdos desencadeiam nas crianças toda a vivacidade que elas têm, mas de forma positiva. Deviam ser obrigatórios os conteúdos lúdicos e educativos para as crianças.” Rematou.

    Vale salientar que o programa diário, apresentado às 12 horas, na TPA 2, com 50 minutos de duração, pode ser revisto na plataforma digital do YouTube do canal.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto