- Publicidade -
InícioEducação"Deviam ser obrigatórios os conteúdos lúdicos e educativos para as crianças", diz...

“Deviam ser obrigatórios os conteúdos lúdicos e educativos para as crianças”, diz Alice Berenguel

- Publicidade -

Por: Hélio Cristóvão

Após 12 anos sem a realização de programas infantis na Televisão Pública de Angola, Alice Berenguel, que recentemente aceitou o novo desafio da emissora, com o programa “Em casa com a avó Ximinha”, cuja estreia aconteceu em Abril do ano em curso, falou em entrevista ao PLATINALINE sobre este novo projecto e apresentou a sua visão relativamente aos comportamentos e atitudes das crianças da nova geração.

A eterna Avó Ximinha começou por destacar que os canais televisivos deviam conceber programas infanto-juvenis com conteúdos educativos e lúdicos. “Se repararmos, as crianças que tiveram acesso a programas como o nosso Carrossel, Sítio do pica pau amarelo, Eliane no parque e outros, hoje são adultos que obedecem a uma linha de conduta e ética, os conteúdos dos programas infantis complementam o aprendizado familiar e escolar. Por outro lado ensina as crianças valores culturais do seu país, da sua família e outros valores que, aprendidos na primeira infância, ninguém os vai desviar.”

Mãe de seis filhos e avó, Alice Berenguel, que se considera uma eterna criança, conta, ainda, que apesar de ter uma infância feliz, rodeada de familiares, teve momentos de carência afectiva a dado momento da sua infância. “Quando me faltou a minha mãe e o meu avô paterno, a vida me encaminhou para outras trajectórias e a minha infância foi se tornando solitária, mas eu tinha os meus hábitos de brincar, e brincava com os meus irmãos, passei a não ser o centro das atenções. Esse estádio da minha vida fez-me aprender a conhecer o sofrer de uma criança feliz.”

A apresentadora chama, ainda, atenção pelas músicas, conversas, propósitos e modos dos adultos face à presença de crianças, fazendo com que, muitas vezes, os menores tenham um crescimento totalmente distorcido, razão pela qual é possível observar adolescentes dos 12 aos 16 anos com comportamentos inadequados à sua idade. “Programas infantis com bons conteúdos desencadeiam nas crianças toda a vivacidade que elas têm, mas de forma positiva. Deviam ser obrigatórios os conteúdos lúdicos e educativos para as crianças.” Rematou.

Vale salientar que o programa diário, apresentado às 12 horas, na TPA 2, com 50 minutos de duração, pode ser revisto na plataforma digital do YouTube do canal.

- Publicidade -spot_img
Mais recentes
Artigos relacionados
- Publicidade -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments