- Publicidade -

More

    Navio oceânico amazona inicia operação “Obangame express 2022” no Porto de Luanda

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Hélio Cristóvão

    Fotos: Carlos Cristóvão

    O Porto de Luanda recebeu pela quarta vez a visita do Navio Oceânico Amazona, da Marinha do Brasil, para a participar da operação denominada “Obangame Express 2022”, a decorrer de 12 a 17 de Março. A operação tem por objectivo fiscalizar as águas do Golfo da Guiné contra a insegurança marítima, pirataria, terrorismo marinho, poluição no mar e tráfico de drogas, acções que segundo o Embaixador do Brasil acreditado em Angola, Rafael Vidal, refletem o crescimento económico de África nos últimos anos.

    Por ocasião da visita do navio a Angola, realizou-se ontem, no hotel Epic Sana, em Luanda, um encontro entre os representantes da Marinha Brasileira, comandado pelo Capitão de Fragata Leonardo Gomes Barros, representantes da Marinha Angolana e entidades diplomáticas.

    “Vamos participar desta missão na zona Alfa da arquitetura regional, vamos trabalhar neste treinamento em conjunto com a marinha angolana, a marinha da República Democrática do Congo e com a marinha da Namíbia”, disse o Capitão de Fragata Leonardo Gomes Barros, referindo que o próximo destino será no Gabão, para uma visita representativa.

    32 nações são programadas para participar na operação, incluindo Angola, Bélgica, Benin, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Dinamarca, Guiné Equatorial, França, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné -Bissau, Itália, Libéria, Marrocos, Namíbia, Holanda, Níger, Nigéria, Polónia, Portugal, República do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Togo e Estados Unidos. Participarão também a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (ECCAS).

    A cerimónia de abertura do Obangame Express 2022 está marcada para esta sexta-feira, 11 de Março, na cidade de Dakar, Senegal.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto