- Publicidade -

More

    Navio oceânico amazona inicia operação “Obangame express 2022” no Porto de Luanda

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Hélio Cristóvão

    Fotos: Carlos Cristóvão

    O Porto de Luanda recebeu pela quarta vez a visita do Navio Oceânico Amazona, da Marinha do Brasil, para a participar da operação denominada “Obangame Express 2022”, a decorrer de 12 a 17 de Março. A operação tem por objectivo fiscalizar as águas do Golfo da Guiné contra a insegurança marítima, pirataria, terrorismo marinho, poluição no mar e tráfico de drogas, acções que segundo o Embaixador do Brasil acreditado em Angola, Rafael Vidal, refletem o crescimento económico de África nos últimos anos.

    Por ocasião da visita do navio a Angola, realizou-se ontem, no hotel Epic Sana, em Luanda, um encontro entre os representantes da Marinha Brasileira, comandado pelo Capitão de Fragata Leonardo Gomes Barros, representantes da Marinha Angolana e entidades diplomáticas.

    “Vamos participar desta missão na zona Alfa da arquitetura regional, vamos trabalhar neste treinamento em conjunto com a marinha angolana, a marinha da República Democrática do Congo e com a marinha da Namíbia”, disse o Capitão de Fragata Leonardo Gomes Barros, referindo que o próximo destino será no Gabão, para uma visita representativa.

    32 nações são programadas para participar na operação, incluindo Angola, Bélgica, Benin, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Dinamarca, Guiné Equatorial, França, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné -Bissau, Itália, Libéria, Marrocos, Namíbia, Holanda, Níger, Nigéria, Polónia, Portugal, República do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Togo e Estados Unidos. Participarão também a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (ECCAS).

    A cerimónia de abertura do Obangame Express 2022 está marcada para esta sexta-feira, 11 de Março, na cidade de Dakar, Senegal.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Banco Bic abre inscrições para o crescer juntos e homenageia empresas co-investidoras

    O Banco BIC abriu nesta segunda-feira, 17 de Junho, as inscrições deste ano para ONGs, Fundações e Associações que necessitam de recursos financeiros e...

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola

    Clénio & Clésio Gomes são os mais recentes acionistas do Luanda City, equipa recentemente promovida ao Girabola É com imenso prazer que anunciamos a nossa...

    Jornalista Dalila Prata destaca-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt (Alemanha)

    Por: Luizão Cabulo A jornalista angolana Dalila Prata destacou-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt, Alemanha, representando Angola e a "TPA online"...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto