Cerca de duzentas crianças do Bairro Vila Graça, na província do Huambo, que se encontram fora do sistema de ensino, estão inseridas no projecto Cine-Vila, com abertura de “salas de aulas Comunitárias” cujo objectivo exclusivo é o de Educar, Orientar e Proporcionar momentos de diversão para Crianças e Jovens residentes em zonas periféricas.
Ao PLATINALINE, a actriz e madrinha do projecto, Sofia Buco, contou que o projecto surgiu há exactamente 2 anos, da necessidade de criação de projectos ligados ao desenvolvimento de zonas periféricas, com aulas ministradas na escola 109, aos sábados e aos domingos, naquela província do centro do país.
“Contamos neste momento com mais de 200 crianças nas nossas salas de aulas Comunitárias. Devemos mais do que saber, lidar e alavancar estas zonas que carecem de muita atenção e intervenção imediata a partir de Fóruns, Debates, Actividades Culturais e afins”, sublinhou.
Sofia Buco reforçou que, dentre outros objectivos, o projecto vai mitigar o elevado número de crianças fora do Sistema de Ensino que, infelizmente, não estão inscritas no sistema normal de ensino.
“Por conta do elevado número de crianças fora do Sistema de Ensino no Bairro Vila Graça os seus mentores Ben Ekuikui e Yariela Gomes, abriram salas de aulas Comunitárias para essas crianças, e o material escolar conseguiu com o apoio da Lilás Viana”, acrescentou.
A actriz frisou ainda que, na sexta-feira foi realizada uma oficina de teatro e o valor da bilheteira foi doado para o projecto.
Por: Augusto Hossi