- Publicidade -

More

    Médicos alertam para perigos da crise hipertensiva

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Alusivo ao dia mundial da hipertensão arterial, comemorado a 17 de Maio, na terça-feira passada, no programa Saúde Para o Povo, da nossa casa de rádio, Platina FM, abordou-se sobre crise hipertensiva, que está intimamente ligada à hipertensão arterial, com os médicos Fernando Sito e Travasso Chimbunzo.

    A crise hipertensiva foi definida pelos doctores como um quadro agudo grave, caracterizado por aumento repentino e sintomático da pressão arterial ( ≥180 x 120 mmHg, popularmente conhecida como 18×12) em pessoas não hipertensas ou em portadores de hipertensão arterial, que, quando não tratado a tempo e de forma correcta, pode comprometer a qualidade de vida e levar à morte.

    Os médicos descreveram que os factores de risco para que aconteça esse problema são divididos em modificáveis (obesidade, tabagismo, stress, excesso de sal na comida, etc.) e não modificáveis (sexo e idade), apontando o stress da cidade de Luanda como um grande factor de risco.

    Fernando Sito descreveu que os principais sintomas da crise hipertensiva são: palpitações, dor de cabeça, visão embaçada, zumbido e tontura, e explicou que quando essa condição atinge órgãos-alvo (cérebro, rins e coração) terá outros sintomas associados como: convulsões, desorientação, dor forte no peito e falta de ar. Frisou ainda que o tratamento pode ser de várias maneiras, tendo como base a causa, grau de gravidade, comorbidades e complicações.

    Questionado sobre quais são as complicações da crise hipertensiva na grávida, Travasso Chimbumze destacou o sofrimento fetal, parto prematuro, eclâmpsia, morte materna e aborto. 

    Ao concluir, os clínicos aconselharam a população a optar pelo tratamento preventivo antes do tratamento curativo, trabalhando no estilo de vida, que passa por uma dieta regrada, praticar exercícios físicos, reduzir as situações de stress, como também procurar informações e profissionais de saúde especializados não só para prevenção, mas também para tratamento de hipertensão e crises hipertensivas.

    Por: Lukenia Pio 

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto