- Publicidade -

More

    Estudantes do ITEL criam protótipo de robô marinho que faz recolha de plásticos nos oceanos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Um grupo de oito estudantes do Instituto de Telecomunicações (ITEL) criou um protótipo de robô marinho capaz de recolher plásticos nos oceanos, o projecto foi apresentado na feira ecológica que teve lugar no Parque da Independência, em Luanda, nesta segunda-feira (05).

    Desafiados a apresentar um projecto que traga soluções para a melhoria do ambiente pelo projecto de Educação Ambiental, desenvolvido pela Refriango/The Coca-Cola Company e a Associação Nação Verde, os estudantes do ITEL desenvolveram em duas semanas um projecto que, inicialmente, denominaram de “Robotic Clean”.

    Ao Platinaline, em representação do grupo, Alberto Wolofa, explica que “Robotic Clean” é um robô marinho que faz a recolha de plásticos nos oceanos com braços robóticos através de um imã de plástico embutido nele. O robô tem a capacidade de recolher plásticos assim como de atrair micro plásticos nos oceanos. Em seguida, Wolofa explica como o “Robotic Clean” funciona na prática.

    “O robô é monitorado através de um aplicação Web a partir do computador e de um mobile, e simultaneamente construímos um contentor de lixo inteligente como um protótipo de ecopontos, e este mesmo contentor foi construído através de sistemas eletrónicos que manda informações (o seu estado e a sua localização) para a empresa que faz a recolha de resíduos sólidos para o melhor funcionamento do seu serviço”, explicou.

    Refira-se que o projecto “Robotic Clean”, dos estudantes do ITEL, foi o grande vencedor da feira ecológica, onde o projecto da Escola de Saúde Castelo, que apresentou um centro de selecção de lixo, saiu em 2º lugar e em 3º lugar esteve o projecto do IPIL (Macarenko), que apresentou o Polireal Utilizado que consiste na reutilização de objectos para outros fins.

    Por: Nunes Hebo

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Eddy Tussa critica falta de valorização da elite angolana pelos artistas nacionais: “Esses cotas anunciam shows e não vês lá a elite”

    O cantor angolano Eddy Tussa, conhecido como o "Príncipe do Semba", manifestou o seu descontentamento com a desvalorização dos artistas nacionais, particularmente das grandes...

    Zara Williams em estúdio com Diamond Platnumz, Simi e Fally Ipupa

    Por: Helder Lourenço A cantora ango-congolesa Zara Williams, actualmente residente em Paris, França, encontra-se a trabalhar em novas produções musicais com alguns dos maiores nomes...

    Sixkim elogia evolução do rap angolano e destaca novos talentos “Hoje em dia, Angola sabe o que é o rap”

    Por: Nunes Hebo Durante um evento realizado em Luanda, o rapper angolano Sixkim partilhou a sua visão sobre a evolução do rap no país ao...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto