Lubango – Cinco membros de uma mesma família perderam a vida na madrugada desta terça-feira, no bairro do Nambambi, município do Lubango, província da Huíla, após o desabamento parcial de uma residência, em consequência das chuvas intensas que têm assolado a região.
De acordo com a porta-voz do Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros da Huíla, Teresa Abel, as vítimas tinham idades entre os dois e os 28 anos, sendo três delas do género feminino. O trágico incidente ocorreu na zona B1 do bairro, quando uma parede da residência vizinha desabou sobre a casa onde a família dormia.
Seram Mundombe, porta-voz do Instituto de Emergências Médicas de Angola (INEMA) na Huíla, acrescentou que entre as vítimas constam a mãe, que estava grávida, e quatro crianças que residiam no local.
O director do Gabinete de Comunicação Social da Administração do Lubango, Zacarias Chicunga, assegurou que as autoridades locais prestarão todo o apoio necessário às famílias, incluindo a criação de condições logísticas e a aquisição das urnas para a realização dos funerais.
As autoridades apelam à população para reforçar a vigilância e precaução durante o período chuvoso, especialmente em zonas de risco, para evitar novas tragédias semelhantes.