Num momento em que o cinema angolano dá passos significativos, o actor angolano Frederico Gonçalves Júnior, conhecido como Kayaya Júnior, defendeu recentemente, em entrevista ao Platinaline, que o cinema é a chave para mostrar ao mundo o que Angola tem de melhor.
Durante o lançamento do filme “Perverso”, ao ser questionado sobre as vantagens de investir no cinema, o também apresentador partilhou a sua visão sobre os benefícios que a arte traz para o setor do turismo e outras áreas.
“Se olharmos do ponto de vista cultural, turístico ou até da imagem do próprio país, o cinema é uma porta, uma plataforma poderosa que apresenta o melhor de nós ao mundo. Por isso, é necessário um maior investimento, um cuidado muito maior nas políticas ligadas ao cinema, no incentivo e no apoio à produção nacional,” referiu Kayaya Júnior.
Sobre o balanço de 2024 em relação à produção cinematográfica, Kayaya destacou o esforço dos produtores ao longo do ano:
“Este ano de 2024 foi muito bom para a cinematografia angolana. Produziu-se bastante, fizeram-se muitos filmes e muitas produções. Isso mostra que o talento e a vontade existem. Agora, é essencial que as instituições responsáveis por financiar o cinema nacional acreditem cada vez mais, tal como todos nós acreditamos.”
Refira-se que o filme “Perverso”, produzido e dirigido por Mawete Paciência, do qual Kayaya Júnior faz parte, conta com a participação de várias figuras de destaque, como C4 Pedro, Laurinda dos Santos, entre outros. A estreia está prevista nos cinemas para o dia 08 de março de 2025.
Por: Luciana Paciência