Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    Primeira edição da Conferência da Mãe Atípica deixa impacto positivo em Angola

    2 de Fevereiro, 2026

    Patrícia Gonçalves: a jovem líder que está a transformar a Jetour e a Soueast em Angola

    29 de Janeiro, 2026

    UNITEL realiza grande final da 10.ª edição do GO Challenge no CCTA

    29 de Janeiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»Especiais»Listas»Nós amantes da musica merecemos o melhor e se os nossos artistas podem dar isso, vamos exigi-lo.
    Listas

    Nós amantes da musica merecemos o melhor e se os nossos artistas podem dar isso, vamos exigi-lo.

    Rosa De SousaPor Rosa De Sousa4 de Setembro, 2011Sem comentários7 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    dog_3_

     

    Em alusão ao dia da cultura nacional o programa janela aberta foi ao ar com um debate sobre a cultura nacional na vertente música. Vários artistas da nossa praça estiveram presentes de todos os estilos desde a posteridade a novidade na área da musica. Esteve presente também um humorista da nossa praça. Foram eles: Bonga, Big Nelo, Calado Show, Dog Murras, Sebem, Paul G, Father Mack e Kid MC.

     

    DEIXEM DE FAZER EXPERIMENTOS COM OS NOSSOS OUVIDOS.

     

     

    Antes de mais, fazer um reparo na presença de alguns artistas que estiveram presentes no debates com os seus respectivos óculos de sol. Todos nós sabemos que óculos de sol (como o nome diz) é para ser usado como protetor do sol. Se bem que hoje em dia ele passa a ser mais do que isso, é um acessório de moda bastante usado para combinar com roupas e calçado e nos deixar mais bonitos dependendo da ocasião. Mas num debate ou programa é ridículo o uso desse tipo de óculos, permite-se o uso de óculos de grau devido ao seu papel, mas o de sol. Depois se ainda fosse algo discreto como o de um ou outro no programa era de se ignorar. Mas óculos escuros, totalmente pretos e que ocupam todo o rosto como se o convidado estivesse se escondendo de algo, é completamente absurdo. E tem o fator que o Janela Aberta é um programa que passa na rede internacional, como é que pessoas que desconhecem os mesmo irão se lembrar de seus rostos se eles estavam usando mais uma Burka do que óculos? A produção do programa não os chamou a atenção? Ou por serem artistas acham que tirar os óculos os retira o estilo?

     

    É um reparo que estamos fazendo e que gostaríamos de ver solucionado nas próximas vezes. Mas não estamos aqui só para falar da aparência externa dos nossos artistas, mas sim do que eles realmente fazem ou pensam sobre cultura.

     

    Durante o programa foram abordados vários temas, entre eles o conceito de cultura, onde o pontapé de saída foi com Dog Murras que achou a pergunta pertinente, pois como músicos e defensores da cultura nacional, é obrigatório que tenham em mente esse conceito, até porque tem que se conhecer o que se defende. Pareceu-nos de que muitos dos presentes sentiram um friozinho na barriga a quando da pergunta, o que nos deixa perplexos. Então o que eles estão defendendo? Curioso.

     

    Dog Murras definiu cultura como modo de estar de um povo, e que como artistas eles existem para defender valores e incutir princípios, argumentou também que em angola não se valoriza o que é produto nacional, elogiou o facto de muitos artistas estarem respondendo a demanda de qualidade exigida pelo povo e pelos DJs. Interessante nós pararmos para pensar numa questão. Os artistas existem para defender valores e incutir princípios, mas com o surgimento de tantos cantores na praça esses valores não são mais pregados. Em angola o mundo da musica está muito fácil de manusear que qualquer um canta sem ter noção da responsabilidade que é ser defensor da cultura. Eles sabem o que é cultura? Que princípios e valores estamos absorvendo numa musica com o tema e mensagem como o “Cambuá”, e “Txuco”? Esses cantores têm noção do que fazem ou o interesse é só aparecer no mercado, mesmo que o conteúdo de suas letras seja impróprio para todas as idades? O povo tem ou não noção de cultura, valores e princípios? O que poderemos exigir das futuras gerações quando a presente está deteriorada?

     

    São questões pertinentes e que cada angolano tem a obrigação de se fazer para poder ter noção de que herança cultural ele tem e dará no futuro a outrem. Só poderemos exigir o melhor quando assim o damos.

     

    Outro aspecto que Dog Murras realçou foi o facto muitos artistas estarem respondendo a demanda da qualidade que lhes está sendo exigida. Mas o que vemos hoje em dia é que em angola a cada dia brota milhares de artistas em todo país e no exterior. E como o mercado musical está fácil demais (aí devemos saber o porque disso) qualquer um que sinta um momento de inspiração musical, no banheiro, na cozinha ou simplesmente porque gosta de musica quer ser cantor. Não sou contra a existência de vários cantores até porque ainda não saturamos de artistas, mas sim de pessoas que acham que cantam.

     

    Grupo Black Fofas com single promocional no mercado mercado

    Quem foi que disse que as Black Fofas cantam? Desde quando Sani Neto sabe acariciar nossos ouvidos com as suas musicas? Vamos deixar que qualquer um faça dos nossos ouvidos experimento para as suas supostas produções musicais? O que é musica afinal?

     

    O Wikipédia (um site de pesquisa) define musica do grego μουσική τέχνη – musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma pré-organização ao longo do tempo. Será que esses cantores têm noção disso? Até podem ter, mas tem um detalhe que é supra importante na música que eles ignoram, voz. Como é possível ser músico sem ter aulas de canto? E não importa o estilo. E muitos como esses citados estão fazendo sucesso dando cabo dos nossos ouvidos e mente. Um cantor que não domina sequer um instrumento musical, o que é isso? Os efeitos que se pode dar a voz com o avanço da tecnologia, não deve ser o suporte de um artista. Por isso vemos em muitos espetáculos, artistas que não conseguem cantar ao vivo, acabam dependendo da musica de fundo, ou playback mesmo. Como essa pessoa pode defender a cultura ou a sua própria área de atuação sem sequer ter noção dos elementos prioritários do seu mundo artístico?

     

    Aplaudimos sim ao nascimento de vários artistas, mas exigimos que eles tenham consideração pelos nossos ouvidos e bolso. Houve um tempo em que as pessoas não compravam CDs originais por acharem que os artistas não mereciam e também pelo preço, mas hoje nós vemos pelas enchentes na portaria da musica (parque da independência) que essa mentalidade ficou para trás. O povo tem a cada dia criado gosto e consideração pelo trabalho dos artistas e dessa forma fazem esforço de aparecer no dia das vendas e sessões de autógrafos para aquisição do cd ou nas lojas de revenda. Tudo isso mostra a evolução do nosso senso de cultura. Por isso os artistas devem fazer o mesmo com o seu trabalho, preparem-se melhor, não tenham pressa, o mercado estará sempre disponível para os artistas e estudem, pois o conhecimento está na base do sucesso. Exemplo vivo é de cantores da nossa praça de renome que levam a sério o seu trabalho, e hoje continuam merecendo os aplausos e elogios. Nomes como Bonga, Carlos Burity, Yola Semedo, Peróla, Yola Araújo, Maya Cool, Heavy C, Yuri da Cunha, Matias Damásio, Danny L, Anselmo Ralph, entre outros. Hoje em dia vê-se uma maior preocupação por parte dos nossos “artistas” com as vendas e a fama do que com o quesito importante chamado CULTURA.

     

    É claro que todo artista quer ver o reconhecimento e valorização do seu trabalho e ter um pouco de conforto na vida não faz mal a ninguém, mas devem também se preocupar com o que ensinam e transmitem para o seu público. Aceitam serem chamados de defensores da cultura, talvez porque o titulo fica bem, ou lhes dá certo “status”, mas não fazem jus ao nome que ostentam. Como o nome mesmo diz defensor, protetor, auxiliador, advogado da causa, essa deveria ser a idéia principal na mente de muitos dos nossos artistas, mas vemos o contrário. Prova disso são os discos de má qualidade que aparecem no mercado, as chamadas rochas, shows sem novidades, e o pior é subestimar o povo achando que estarão no pódio sempre que quiserem só porque um ou dois discos foi sucesso. Trabalhem, estudem e façam o melhor de vocês que nós iremos recebê-los com toda pompa e circunstância.

     

    Nós amantes da musica merecemos o melhor e se os nossos artistas podem dar isso, vamos exigi-lo.

    Música também é Cultura.

    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorArtes Visuais- Um olhar diferente sobre esse conceito.
    Próximo Artigo Pyracknideo, Dispara versos quentes para Samurai e Kid Mc
    Rosa De Sousa

    Relacionados Posts

    “George Lucas lidera lista de famosos bilionários da Forbes com US$ 5,5 bilhões”

    3 de Abril, 2024

    Quem são as pessoas mais ricas do mundo

    7 de Abril, 2023

    Lista das 100 personalidades mais influentes da lusofonia São conhecidos a 3 Dezembro

    21 de Novembro, 2022

    Marcelo Rossi lamenta morte do seu pai “Até mais tarde. Na eternidade”

    5 de Outubro, 2022
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    Primeira edição da Conferência da Mãe Atípica deixa impacto positivo em Angola

    2 de Fevereiro, 2026

    Patrícia Gonçalves: a jovem líder que está a transformar a Jetour e a Soueast em Angola

    29 de Janeiro, 2026

    UNITEL realiza grande final da 10.ª edição do GO Challenge no CCTA

    29 de Janeiro, 2026

    Angola enviou mais de 66,9 mil milhões USD ao exterior entre 2017 e 2025

    29 de Janeiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    Primeira edição da Conferência da Mãe Atípica deixa impacto positivo em Angola

    2 de Fevereiro, 2026

    Patrícia Gonçalves: a jovem líder que está a transformar a Jetour e a Soueast em Angola

    29 de Janeiro, 2026

    UNITEL realiza grande final da 10.ª edição do GO Challenge no CCTA

    29 de Janeiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.