Lista das 100 personalidades mais influentes da lusofonia São conhecidos a 3 Dezembro

0
145

É já no próximo dia 3 de dezembro que BANTUMEN lança a segunda edição da Power List 100 para celebrar os percursos de excelência de Personalidades Negras da Lusofonia. Este ano, a iniciativa acontece com o apoio de sete plataformas de comunicação de seis países lusófonos – que estiveram envolvidas na nomeação e votação das 100 personalidades homenageadas – assim como com a integração de três prémios destinados ao ecossistema empreendedor, atribuídos pela Djassi Africa e Startup Portugal.

Celebrar e dar visibilidade global ao percurso de excelência da comunidade afrodescendente, é este o mote da iniciativa que se associa ao Dia Internacional dos Direitos Humanos para promover a igualdade, diversidade e inclusão. São 100 nomeados, entre os mais de 200 candidatos, com áreas de atuação, géneros e idades distintas mas com algo em comum: todos impulsionam um sentido de representatividade e pertença entre a comunidade negra lusófona.

“Na BANTUMEN estamos a criar um espaço onde a cultura urbana afrodescente é celebrada. A Power List 100 surge exatamente neste sentido, tendo como objetivo criar visibilidade e reconhecimento aos esforços incansáveis de quem, muitas vezes, por uma questão de tez, nem sempre alcança o interesse dos meios de comunicação tradicionais”, refere Vanessa Sanches, fundadora da BANTUMEN. “Este projeto teve uma enorme adesão desde a sua primeira edição em 2021, que veio confirmar que era algo que fazia falta dentro da comunidade. É com enorme orgulho que lançamos agora a segunda edição que traz algumas novidades,” acrescenta.

A lista final dos 100 homenageados foi apurada através de um sistema de votação em que participaram 70 jornalistas e produtores de conteúdo das plataformas de comunicação parceiras, além da BANTUMEN: Platina Line, de Angola, Mundo Negro, do Brasil, Balai CV e Rádio Comercial, de Cabo Verde, NôBalur, da Guiné Bissau, Xonguila, de Moçambique, e a STP Digital de são Tomé e Príncipe.

Quanto à premiação dentro da iniciativa, o Djassi Award será atribuído, em conjunto com a Djassi Africa, a uma personalidade que se destaque pelo seu papel impulsionador de ecossistemas de inovação favoráveis a Afro-empreendedores e à proliferação dos seus negócios. Por sua vez, a Startup Portugal vai atribuir os prémios Empreendedor Promissor BANTUMEN e Prémio de Mérito – Empreendedor BANTUMEN. O primeiro dará destaque a um/a fundador/a que demonstrou resiliência, tenacidade e capacidade de liderança no desenvolvimento de um negócio sustentável com impacto económico e/ou social. O segundo, vai distinguir um empreendedor que tem marcado a diferença no ecossistema do empreendedorismo pela inovação e irreverência.

Os nomes serão revelados no dia 3 de dezembro, a partir das 20 horas (Lisboa) em formato digital no site Power List 100, e, paralelamente, num evento que decorre no icónico São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.

Cláudio Bento França, pivô da SIC, será o anfitrião da noite, que conta com a About Real Music como patrocinador principal e o apoio de marcas como a Monte Velho e a Sogrape. Além dos discursos de alguns dos homenageados, a plateia vai poder assistir a atuações musicais que entrelaçam a música clássica com as sonoridades urbanas contemporâneas. A produtora, cantora e multi-instrumentista Nayela, o quarteto de cordas Active Mess e o trio de arte performativa Aurora Negra (Nádia Yracema, Isabél Zuaa e Cleo Diara) formam o cartaz de artistas que vão subir ao palco.

A noite vai terminar com uma after party, a partir das 22 horas, no carismárico Mapogos Legacy, com a organização da NS Events. A aquisição de bilhetes pode ser efetuada na porta do estabelecimento ou através deste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui