- Publicidade -

More

    Artes Visuais- Um olhar diferente sobre esse conceito.

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    Quando se ouve falar em arte a primeira reação é de algo estranho ao nosso gosto e conhecimento. A princípio vem-nos a mente a palavra desenho, boneco, tinta, teatro, música, entre outros.

     

    Mas o que é realmente Arte?

    Arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, história, e cultura, através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Ela pode ser representada de várias formas, como música, pintura, cinema, fotografia, desenho, dança entre outras.

     

    Desde o seu surgimento, há milhares de anos a arte tem evoluído e ocupado um importantíssimo espaço na sociedade, visto que algumas formas de arte são indispensáveis para nós, como por exemplo: a música que é capaz de nos fazer feliz quando tristes, e que funciona também como distração para certos problemas, e um modo de expressarmos o que sentimos a diversas pessoas.

     

    Mas muitas pessoas dizem que não tem interesse pela arte e nem pelos movimentos ligados a ela e imaginam que arte se resume a pinturas ou esculturas. Não. Ela pode ser representada por formas mais populares como a música, dança, design, cinema, moda, teatro, fotografia, formas essas que são praticadas no mundo todo, em diferentes culturas.

     

     

     

    Quando se pergunta o que pensam da pessoa que estuda artes visuais, as respostas são as mais variadas. Tais como, pessoa que pinta, desenha, que consegue entender uma obra, professor, e que na sua formação ela só estuda técnicas artísticas. As respostas não estão erradas, mas não é só. Um estudante de arte habilita-se a produção, pesquisa, crítica, gestão e ensino na área. E durante a sua formação aprende história da arte, filosofia, psicologia, metodologia de ensino, crítica de arte, vídeo, fotografia, pintura, cerâmica, escultura, só para citar. Disciplinas essas que têm como objetivo preparar o estudante a ter um pensamento crítico, a saber, ler e entender imagens, ensinar conceitos de arte a todos os níveis, produzir trabalhos de escultura, pintura, gravura, desenho, fotografia, vídeo arte, web art, body art, desenvolver performances, e preparar instalações artísticas para exposições em galerias, museus.

     

     

    E as artes são um campo vasto de atuação, desde a comunicação, publicidade e propaganda, moda, marketing, jornalismo, educação, televisão, cinema, teatro, fotografia, design gráfico, arquitetura, decoração, engenharia, e saúde. E os conhecimentos de historia de arte e de estética, aliados a habilidade de execução visual são aplicados em funções de direção de arte, animação, planejamento e execução de cenários, videografismos, maquetes, mock-ups, cenotecnias para cinema, teatro, televisão e vídeo, criação e execução de ilustrações e histórias em quadrinhos, cartoons, capas de livros, editoração e diagramação em empresas jornalísticas e de mídia impressa, trabalhos com DVD, multimídia e sites da internet. Outras possibilidades do mercado de trabalho são ações de curadoria, montagem de exposições, monitoria em eventos culturais, preservação, restauro, gestão, avaliação e certificação de obras de arte, crítica de arte, história da arte.

     

     

    Todas essas áreas? Sim, todas essas áreas, porque para estar lendo essa matéria, alguém criou esse website, de forma que pudesses estar entretido nele, foi criado esse computador ou notebook com um design que te agradasse e te fizesse comprar, criaram essa mesa ou escrivaninha onde está o computador, foi criado o design da sua roupa para que não sentisses frio, o calçado que tens no pé, a caneca ou copo que tem a água, suco ou refrigerante que estás bebendo, sim, o prato e talheres também foram pensados de forma anatômica para que não te causassem calos ou incômodo na hora do manejo. O livro, cd ou DVD que você comprou, o livrinho de estória em quadrinhos ou de colorir que comprou para os seus filhos, o desenho animado na TV, o cenário do seu programa favorito, ou do ultimo filme que você assistiu no cinema. Apesar de pensarmos que a arte está longe das nossas vidas, ela está mais presente na nossa vida do que pensamos, esses foram alguns dos exemplos que nos passam despercebidos e em que estão presentes o tema arte.

     

     

    Dessa forma criamos esse espaço Arte e Cultura com o objetivo de aprender e debater temas ligados as artes.

     

     

    Se você é um artista ou amante das artes e não segue essa área de formação por acreditar que não existem áreas de trabalho ou rendimento financeiro, isso acabou. Se acredita nas artes invista, as oportunidades só serão as melhores e maiores se apostarmos nelas.

    ARTE É CULTURA.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Administradora Municipal de Luanda participa da cimeira internacional das cidades geminadas

    De 28 a 31 de maio, a cidade de San António, no estado do Texas, EUA, tornou-se o epicentro do diálogo internacional sobre geminação...

    Administradora Municipal de Luanda Representa Angola na Cimeira Internacional das Cidades Geminadas em San António

    San António, Texas - De 28 a 31 de maio, a cidade de San António, no estado do Texas, EUA, tornou-se o epicentro do...

    Benvindo Magalhães descarta possibilidade de algum dia apresentar Telejornal: “Nunca”

    Por: Sara Rodrigues O apresentador de TV e locutor de rádio Benvindo Magalhães deixou claro em entrevista ao Platinaline que jamais, na história da televisão...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto