- Publicidade -

More

    Morreu nacionalista Manuel Pedro Pacavira

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O membro do Comité Central do MPLA e deputado à Assembleia Nacional, Manuel Pedro Pacavira, faleceu hoje por doença, em Lisboa, Portugal, aos 77 anos, indica um comunicado do Bureau Político do partido, enviado à Agência de Noticias Angop.

    A nota fúnebre refere que Manuel Pedro Pacavira ingressou nas fileiras do MPLA no momento da sua fundação, em 1956, onde se destacou como um militante bastante activo, que coordenou vários grupos de patriotas dos mais diversos estratos sociais do povo angolano.

    Acrescenta que o nacionalista integrou a primeira Comissão Directiva do Movimento Popular de Libertação de Angola, então coordenada pelo presidente Agostinho Neto.

    “Combatente destemido pela Independência Nacional de Angola, o camarada Manuel Pedro Pacavira foi um nacionalista e africanista convicto, que, por causa disso, muito cedo conheceu as cadeias coloniais, tendo nelas permanecido de 1960 a 1974, depois da queda do então regime colonial/fascista, em Portugal”, lê-se no comunicado.

    Fruto da confiança depositada, após a proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975, o Manuel Pacavira desempenhou cargos de grande responsabilidade, tanto no MPLA, como no Governo, “com muito brio e dedicação”, realça o documento.

    “Pelo infausto acontecimento, o Bureau Político do Comité Central do MPLA inclina-se perante a memória deste ilustre combatente da pátria angolana e, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do partido, endereça à família enlutada e à Assembleia Nacional, as suas mais sentidas condolências”, lê-se na nota de imprensa.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto