- Publicidade -

More

    Morreu nacionalista Manuel Pedro Pacavira

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O membro do Comité Central do MPLA e deputado à Assembleia Nacional, Manuel Pedro Pacavira, faleceu hoje por doença, em Lisboa, Portugal, aos 77 anos, indica um comunicado do Bureau Político do partido, enviado à Agência de Noticias Angop.

    A nota fúnebre refere que Manuel Pedro Pacavira ingressou nas fileiras do MPLA no momento da sua fundação, em 1956, onde se destacou como um militante bastante activo, que coordenou vários grupos de patriotas dos mais diversos estratos sociais do povo angolano.

    Acrescenta que o nacionalista integrou a primeira Comissão Directiva do Movimento Popular de Libertação de Angola, então coordenada pelo presidente Agostinho Neto.

    “Combatente destemido pela Independência Nacional de Angola, o camarada Manuel Pedro Pacavira foi um nacionalista e africanista convicto, que, por causa disso, muito cedo conheceu as cadeias coloniais, tendo nelas permanecido de 1960 a 1974, depois da queda do então regime colonial/fascista, em Portugal”, lê-se no comunicado.

    Fruto da confiança depositada, após a proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975, o Manuel Pacavira desempenhou cargos de grande responsabilidade, tanto no MPLA, como no Governo, “com muito brio e dedicação”, realça o documento.

    “Pelo infausto acontecimento, o Bureau Político do Comité Central do MPLA inclina-se perante a memória deste ilustre combatente da pátria angolana e, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do partido, endereça à família enlutada e à Assembleia Nacional, as suas mais sentidas condolências”, lê-se na nota de imprensa.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Dom Caetano aborda dissabores com Carina Santos: “Se a cópia não convence, a música se esquece”

    Dom Caetano, com sua sólida argumentação, detalhou os dissabores que enfrentou com a artista Carina Santos devido à reprodução da música intitulada “Sou angolano”,...

    Banco BCS lança o seu primeiro fundo de investimento

    O Banco BCS, arrancou ontem com a subscrição de um fundo fechado especial de investimento em valores mobiliários, no valor global de 5.000.000.000 Kz. Destinado...

    Angola ocupa 4.ª posição no Ranking Africano de Futsal

    Por Helder Lourenço Após a recente realização do CAN`2024, em Rabat, Marrocos, Angola se destaca ao conquistar a quarta posição no ranking da Confederação Africana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto