- Publicidade -

More

    Morreu o cantor sul-africano Mandoza, rei do kwaito

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    O cantor sul-africano Mduduzi Edmund Tshabalala, conhecido por Mandoza, morreu este domingo aos 38 anos, vítima de um cancro. O rei do kwaito, um género surgido nos anos 1990 em Joanesburgo, parecido com o afro-house mas de batida mais lenta, percussões africanas e letras declamadas ou gritas, nunca cantadas ou rapadas informou o site Rede Angola na sua edição de Segunda Feira.

    O artista de 38 anos foi diagnosticado no ano passado com cancro e realizou o tratamento, mas no início deste mês a sua mulher, Mpho, referiu que Mandoza estava em “estado grave” depois de lhe terem sido descobertas metástases no cérebro – quando as células cancerígenas se espalham para outras zonas do corpo – no caso do cérebro provocam hemorragias.

    Mpho sublinhou que o cantor estava “bem”, mas no último concerto em que participou, no Soweto, surge visivelmente fragilizado, sendo apoiado em palco pelos amigos.

    “Estou aqui esta noite para actuar para vocês. E mostrar que o diabo é um mentiroso”, gritou em palco.

    Mandoza cantou apenas uma música, o que deixou os fãs preocupados, principalmente depois das imagens da apresentação começarem a circular nas redes sociais. Ao que Mpho voltou a dizer que estava “bem”, apenas “cansado”.

    Nascido em 1978, no Soweto, Mandoza foi um dos primeiros artistas negros a conseguir sucesso na África do Sul ainda durante o apartheid. Um dos seus maiores sucesso é “Nkalakatha”, lançado há 16 anos.

    Depois dos anos 2000 a sua carreira teve altos e baixos com polémicas em torno de dependência das drogas e um grave acidente de automóvel. Mesmo assim, Mandoza sempre foi considerado um dos maiores “ícones” da música sul-africana.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto