- Publicidade -

More

    Morreu o cantor sul-africano Mandoza, rei do kwaito

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    O cantor sul-africano Mduduzi Edmund Tshabalala, conhecido por Mandoza, morreu este domingo aos 38 anos, vítima de um cancro. O rei do kwaito, um género surgido nos anos 1990 em Joanesburgo, parecido com o afro-house mas de batida mais lenta, percussões africanas e letras declamadas ou gritas, nunca cantadas ou rapadas informou o site Rede Angola na sua edição de Segunda Feira.

    O artista de 38 anos foi diagnosticado no ano passado com cancro e realizou o tratamento, mas no início deste mês a sua mulher, Mpho, referiu que Mandoza estava em “estado grave” depois de lhe terem sido descobertas metástases no cérebro – quando as células cancerígenas se espalham para outras zonas do corpo – no caso do cérebro provocam hemorragias.

    Mpho sublinhou que o cantor estava “bem”, mas no último concerto em que participou, no Soweto, surge visivelmente fragilizado, sendo apoiado em palco pelos amigos.

    “Estou aqui esta noite para actuar para vocês. E mostrar que o diabo é um mentiroso”, gritou em palco.

    Mandoza cantou apenas uma música, o que deixou os fãs preocupados, principalmente depois das imagens da apresentação começarem a circular nas redes sociais. Ao que Mpho voltou a dizer que estava “bem”, apenas “cansado”.

    Nascido em 1978, no Soweto, Mandoza foi um dos primeiros artistas negros a conseguir sucesso na África do Sul ainda durante o apartheid. Um dos seus maiores sucesso é “Nkalakatha”, lançado há 16 anos.

    Depois dos anos 2000 a sua carreira teve altos e baixos com polémicas em torno de dependência das drogas e um grave acidente de automóvel. Mesmo assim, Mandoza sempre foi considerado um dos maiores “ícones” da música sul-africana.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    TPA e Dimond Films assinam acordo de estratégia para produção de conteúdos de ficção

    A Televisão Pública de Angola e a produtora Diamond Films assinaram na última quinta-feira, um protocolo estratégico para produção de conteúdos de ficção, que...

    Pedro Yaba leva “simbiose” em obras de arte e fotografias ao MIREMPET

    Por: Ernesto Jaime A forma incansável dos trabalhadores mineiros transformarem a pedra bruta em belas esculturas de mármores, o diamante bruto em refinadas jóias, petróleo...

    Osvaldo Palhares assina contrato com renomada agência Gloss Model em São Paulo

    O talentoso músico e actor angolano, Osvaldo Palhares, está dar um grande passo na sua carreira artística ao assinar um contrato com a prestigiada...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto