- Publicidade -

More

    Inaugurada Nova Marginal da Baia de Luanda

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O projecto de requalificação da Marginal da Baia de Luanda foi inaugurado hoje (terça-feira), na cidade capital, numa cerimónia presidida  pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

    O projecto que teve um investimento de cerca de 36 mil milhões de kwanzas, a cargo da “Sociedade Baia de Luanda”, conta com 147 mil metros quadrados de espaços pedonais, 3,1 quilómetros de passeio marítimo e de ciclo-vias, três parques infantis, três espaços para prática do desporto, cinco campos de street basket, cinco espaços para eventos culturais e 10 novas praças públicas ao longo do passeio marítimo.

    A respectiva actividade foi complementada com a abertura dos Primeiros Jogos Desportivos da Baia, nos quais participaram mais de 600 crianças em várias modalidades, tais como a vela, basquetebol, andebol e a patinagem.

    Este trabalho resulta de uma decisão do Executivo angolano e foi desenvolvido pela “Sociedade Baía de Luanda, SA”, que tem como principais accionistas a Sonangol, o Banco Privado Atlântico, Banco Comercial Português e a Fini-Capital, entidades envolvidas na materialização desta parceria público-privada, sem que para tal houvesse necessidade de recorrer ao Orçamento Geral do Estado.

    De acordo com o vice-presidente do Conselho de Administração da Sociedade Baia de Luanda, Carlos José da Silva, com a inauguração deste projecto dá-se a conhecer a requalificação de um dos mais emblemáticos espaços urbanos do país, materializando-se uma renovação profunda das infra-estruturas e criando-se, simultaneamente, um importante espaço de lazer para as famílias. 

     Fez saber que o trabalho foi concretizado ao longo dos últimos 30 meses, tendo compreendido várias frentes de intervenção no que diz respeito ao nível das águas e impacto ambiental, bem como a construção de infra-estruturas, vias de comunicação, áreas de estacionamento e novos espaços verdes destinados ao lazer.

    Explicou que entre as intervenções mais complexas e que representaram uma das maiores fatias de investimento figura a limpeza das águas, onde para este processo foi efectuada uma drenagem de um canal submarino que permitiu restabelecer a circulação das águas e a oxigenação natural.

    Concluiu que complementarmente a este processo deu-se lugar a lavagem de 400 mil toneladas de areias que se encontravam poluídas, tendo sido posteriormente recuperados para o alargamento da marginal.

     A requalificação da marginal incorporou mais de 80 porcento de materiais produzidos em Angola e serve de vantagem para as populações, na medida em que a referida nova frente marítima surgida ao longo da marginal de Luanda cria mais de 20 novos espaços tipo ”quiosques” para restauração e pequeno comércio.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    Swelia António revela que, enquanto Miss Angola, enfrentou pessoas com más intenções

    Por: Lindeza Admizalda Swelia António, Miss Universo Angola 2022, foi recentemente convidada do programa "Dia Alegre", da rádio Platina FM 96.8, onde falou sobre...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto