- Publicidade -

More

    Inaugurada Nova Marginal da Baia de Luanda

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O projecto de requalificação da Marginal da Baia de Luanda foi inaugurado hoje (terça-feira), na cidade capital, numa cerimónia presidida  pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

    O projecto que teve um investimento de cerca de 36 mil milhões de kwanzas, a cargo da “Sociedade Baia de Luanda”, conta com 147 mil metros quadrados de espaços pedonais, 3,1 quilómetros de passeio marítimo e de ciclo-vias, três parques infantis, três espaços para prática do desporto, cinco campos de street basket, cinco espaços para eventos culturais e 10 novas praças públicas ao longo do passeio marítimo.

    A respectiva actividade foi complementada com a abertura dos Primeiros Jogos Desportivos da Baia, nos quais participaram mais de 600 crianças em várias modalidades, tais como a vela, basquetebol, andebol e a patinagem.

    Este trabalho resulta de uma decisão do Executivo angolano e foi desenvolvido pela “Sociedade Baía de Luanda, SA”, que tem como principais accionistas a Sonangol, o Banco Privado Atlântico, Banco Comercial Português e a Fini-Capital, entidades envolvidas na materialização desta parceria público-privada, sem que para tal houvesse necessidade de recorrer ao Orçamento Geral do Estado.

    De acordo com o vice-presidente do Conselho de Administração da Sociedade Baia de Luanda, Carlos José da Silva, com a inauguração deste projecto dá-se a conhecer a requalificação de um dos mais emblemáticos espaços urbanos do país, materializando-se uma renovação profunda das infra-estruturas e criando-se, simultaneamente, um importante espaço de lazer para as famílias. 

     Fez saber que o trabalho foi concretizado ao longo dos últimos 30 meses, tendo compreendido várias frentes de intervenção no que diz respeito ao nível das águas e impacto ambiental, bem como a construção de infra-estruturas, vias de comunicação, áreas de estacionamento e novos espaços verdes destinados ao lazer.

    Explicou que entre as intervenções mais complexas e que representaram uma das maiores fatias de investimento figura a limpeza das águas, onde para este processo foi efectuada uma drenagem de um canal submarino que permitiu restabelecer a circulação das águas e a oxigenação natural.

    Concluiu que complementarmente a este processo deu-se lugar a lavagem de 400 mil toneladas de areias que se encontravam poluídas, tendo sido posteriormente recuperados para o alargamento da marginal.

     A requalificação da marginal incorporou mais de 80 porcento de materiais produzidos em Angola e serve de vantagem para as populações, na medida em que a referida nova frente marítima surgida ao longo da marginal de Luanda cria mais de 20 novos espaços tipo ”quiosques” para restauração e pequeno comércio.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ENSA Celebra 46 Anos com campanha multiprodutos na FILDA: proteção inclusiva e sorteio de Viatura Zero Km

    Alusivo aos seus 46 anos, a ENSA apresentou na FILDA a "Campanha Multiprodutos" com três soluções de seguros selecionados para oferecer proteção inclusiva e...

    Prémios Nova Geração Homenageiam Jovens pela Excelência na 4ª Edição

    Por: Lindeza Admizalda Na quinta-feira (25), ocorreu a 4ª edição da gala de premiação "Nova Geração", um evento que celebra as realizações de jovens destacados...

    Enzo o Servo e Leida Kutxi dão boas-vindas à terceira filha do casal

    A alegria e gratidão são evidentes em Rodrigo Afonso, mais conhecido como Enzo o Servo, e na juíza Leida Kutxi com a chegada da...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto