No Zoom da Semana de 30 de Abril, Daniel Nascimento, Lurine Mendes, Chris Fox e MC K mais uma vez abordaram os temas mais relevantes da semana que passou.

No seu monólogo, falou da lei assinada por Vladmir Putin que promulgou uma lei que permitirá que fique no poder até 2036, o seu homólogo da Somália que prorrogou o seu mandato por mais dois anos. Houve ainda tempo para fazer uma provocação ao Benfica, com o fim do estado de emergência em Portugal.

O jornalista moçambicano Borges Nhamire juntou-se aos comentadores residentes, e informou sobre como Moçambique tem lidado com a pandemia, bem como as diferenças de contexto para com os outros países e traçou paralelos com a realidade angolana. Afirmou ainda que neste momento que é necessário haver um balanço entre a prevenção e o respeito pelas liberdades fundamentais dos cidadãos.

Esta frase gerou um animado debate, liderado por Lurine Mendes sobre quais os limites, as concessões que se pode fazer e que factos devem nortear as decisões de quem nos governa. MC K deu o seu contributo apontando que restrições têm respaldo jurídico, e aquelas cuja implementação podem ser debatidas.

Em Portugal, falou-se ainda de José Socrátes, e Chris Fox não resistiu a começar com uma piada sobre apartamentos alheios que arrancou gargalhadas de todos. Mostrou as semelhanças com o caso de Lula da Silva no Brasil e concluiu que são casos que envergonham os países.

Lurinela chamou atenção também para as falhas do sistema de justiça, a “caça ao homem”, e o papel nefasto dos media que em muito contribuem para que estes casos não sejam vistos objectivamente.

O Zoom da Semana vai ao ar todas as sextas-feiras a noite no ZAP Viva para fazer a resenha dos tópicos mais quentes que marcam o mundo, com comentários acutilantes e muito bom humor à mistura.