Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    Políticas Macroeconómicas na era de João Lourenço são um sucesso

    3 de Fevereiro, 2026

    Primeira edição da Conferência da Mãe Atípica deixa impacto positivo em Angola

    2 de Fevereiro, 2026

    Patrícia Gonçalves: a jovem líder que está a transformar a Jetour e a Soueast em Angola

    29 de Janeiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»Lifestyle»Arte e Cultura»Acervo Cultural Digital e-Zomba nasce para promover a cultura angolana e torná-la mais acessível a nível nacional e global
    Arte e Cultura

    Acervo Cultural Digital e-Zomba nasce para promover a cultura angolana e torná-la mais acessível a nível nacional e global

    Platina LinePor Platina Line31 de Março, 2023Sem comentários5 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    A Fundação Arte e Cultura (FAC) – instituição filantrópica da Fundação Menomadin, em Angola – e o Ministério da Cultura acabam de lançar o projecto de implementação do Acervo Cultural Digital e-Zomba, com vista à promoção e disponibilização da cultura angolana a nível nacional e global. O projecto foi lançado ontem, dia 29 de Março, num evento que decorreu nas instalações da Fundação Arte e Cultura, na ilha de Luanda.

    «Preservação do passado, acessibilidade no presente e promoção da pesquisa no futuro» é o desígnio do e-Zomba, um projecto adaptado à tecnologia avançada dos dias de hoje, que vai não só expor a cultura angolana a todo o mundo, como tornar as culturas ancestrais e novas acessíveis ao público em geral. A criação do Acervo Cultural Digital e-Zomba nasce por orientação do Ministério da Cultura como órgão de tutela, numa parceria com a Fundação Arte e Cultura.

    “Este projecto excepcional destina-se a chamar a atenção e a encorajar a exposição e a interacção entre investigadores, estudantes, historiadores, músicos, artistas e o público em geral, assim como, mostrar como a arte e cultura deste País são realmente maravilhosas, coloridas e interessantes”, explica Haim Taib, Fundador e Presidente da Fundação Menomadin, fundo de impacto internacional, estabelecido após 30 anos de experiência no desenvolvimento e fortalecimento de países africanos.

    Pertencente à Fundação Menomadin, além de promover e divulgar a arte e cultura angolana, a Fundação Arte e Cultura está vocacionada para a inserção social de crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade, através das artes.

    Exemplo do impacto da FAC a este nível é a Galeria Tamar Golan, lançada em 2012, que já acolheu mais de 120 artistas, em que cerca de 70% prossegue ainda a carreira artística. O espaço, visitado por mais de 8 mil e quinhentas pessoas, recebeu já mais de 90 exposições e 40 workshops de arte. Mais de mil e seiscentas crianças participaram nestas actividades.

    “Imaginem a exposição e as oportunidades que o e-Zomba está destinado a dar a todos esses talentosos artistas angolanos, e como está destinado a enriquecer o mundo. O arquivo e-Zomba garantirá a mais completa documentação e acessibilidade, o que permitirá levar a exposição a um público amplo e diversificado a nível nacional e internacional”, realça ainda Haim Taib.

    No e-Zomba será possível encontrar diferentes colecções musicais de todas as épocas, colecções de arte, registos de danças folclóricas de todos os tipos que caracterizam Angola, registos de peças teatrais e espectáculos de teatro.

    “Este projecto desenvolvido pela Fundação Arte e Cultura, interage com aspectos da nossa cultura, com o resgate dos nossos valores. Esta sempre foi uma preocupação que tivemos, pois quando falamos em resgate falamos em identidade. Estamos a preservar algo no sentido de pertença cultural de um país que é multicultural, contudo é na diversidade que vamos encontrar aprendizagem para a nossa unidade, respeito entre tradição e modernidade e, respeito entre ancestralidade e visão futura”, afirma o ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau.

    Para Naama Margalit, directora-geral da FAC, o e-Zomba é a oportunidade para “preservar digitalmente os tesouros culturais” de Angola, “em benefício da próxima geração”, assim como “preservar a honra dos criadores e dar uma oportunidade para o mundo inteiro desfrutar desta rica cultura”.

    Por sua vez, Merav Galili, CEO da Menomadin Foundation, destaca que “este projecto é extremamente importante, porque vai digitalizar todos os activos da cultura angolana, desde música, esculturas, pintura e arte. A partir de agora, tudo estará online, e pessoas de todo mundo poderão finalmente ter acesso à maravilhosa cultura angolana”.

    Fundação Arte e Cultura tem nova marca

    A nova identidade da Fundação Arte e Cultura foi ontem publicamente apresentada. O rebranding da FAC assinala as conquistas do passado, e representa sobretudo um novo tempo de maior compromisso e empenho para com as causas de responsabilidade social e de cidadania.

    Fundada em 2006 por Haim Taib, com o propósito de preservar e restaurar a arte e cultura angolana após o término da longa guerra civil, a FAC tem contribuído para o grande desenvolvimento da criatividade e talento locais, inspirando os angolanos a perseguir os seus sonhos.

    O seu centro comunitário, inaugurado em Fevereiro de 2020, tornou-se já um marco e um símbolo de esperança, com impacto em milhares de vidas. Além das cerca de 350 crianças e jovens que visitam diariamente o espaço para participarem em workshops e aulas, os adultos têm também a oportunidade de participar em formações e workshops criativos, como são exemplo as aulas de costura.

    A Escola de Arte e Cultura é outro dos projectos com forte expressão em Angola. Desde 2019 registou um crescimento de 381% no número de participantes, contando com uma média de 414 participantes diários.

    Também no sector cultural, entre muitos outros projectos, destaca-se o WYZA Anfiteatro, que desde 2020 recebeu já 11.000 performers e visitantes e mais de 40 artistas locais, em distintos espectáculos de teatro, concertos de música, espectáculos, leitura de poemas e workshops.

    Sobre a Fundação Arte e Cultura

    A Fundação Arte e Cultura, que hoje é uma fundação subsidiária da Fundação Menomedin em Angola, foi criada em 2006 por Haim Taib com o objetivo de realçar e preservar a cultura e arte local de Angola após o fim da longa e sangrenta guerra civil que ocorreu neste território.

    A Fundação começou como uma plataforma de apoio aos artistas locais, mas à medida que o trabalho de Taib foi crescendo e expandindo por todo o País, especialmente após a criação do Grupo Mitrelli em 2010, também cresceu o apoio às artes locais.

    A Fundação é membro da Rede Angolana de Responsabilidade Social e parceira do Instituto Nacional da Criança (INAC). Parte integrante da Menomadin Foundation, instituição filantrópica internacional e de investimento de impacto, a Fundação Arte e Cultura representa o contributo de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli em Angola.

    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorBanda de Quincy Jones no Dubai procura trabalhar com artistas angolanos
    Próximo Artigo Imanni da Silva desabafa sobre ataques homofóbicos à mulheres transexuais: “É nosso dever respeitar a vida humana”
    Platina Line
    • Site

    Redação

    Relacionados Posts

    Sílvio Nascimento assume presidência da APROCIMA no marco dos 11 anos da associação

    17 de Agosto, 2025

    Perverso: produção angolana com exibição marcada em Portugal, Moçambique, São Tomé e Suécia

    11 de Abril, 2025

    Bruna Boa Mutunda regressa como vilã na nova temporada de All The Queen’s Men

    7 de Abril, 2025

    Artur Pop destaca “Os 150” como o futuro do humor angolano

    2 de Abril, 2025
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    Políticas Macroeconómicas na era de João Lourenço são um sucesso

    3 de Fevereiro, 2026

    Primeira edição da Conferência da Mãe Atípica deixa impacto positivo em Angola

    2 de Fevereiro, 2026

    Patrícia Gonçalves: a jovem líder que está a transformar a Jetour e a Soueast em Angola

    29 de Janeiro, 2026

    UNITEL realiza grande final da 10.ª edição do GO Challenge no CCTA

    29 de Janeiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    Políticas Macroeconómicas na era de João Lourenço são um sucesso

    3 de Fevereiro, 2026

    Primeira edição da Conferência da Mãe Atípica deixa impacto positivo em Angola

    2 de Fevereiro, 2026

    Patrícia Gonçalves: a jovem líder que está a transformar a Jetour e a Soueast em Angola

    29 de Janeiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.