O veterano actor angolano, David Enoque Caracol, bastante conhecido pelos personagens que interpreta nas peças de teatro, defendeu, recentemente em entrevista ao Platinaline, a criação de leis que possibilitem os artistas a buscarem dinheiro para suportar as suas produções artísticas.
Na ocasião, o actor com mais de duas décadas de experiência disse que quando se olha para determinadas condições de artistas e aponta-se que determinado organismo se posicione, não se está a pedir dinheiro, embora considere que deviam para suportar as artes e explicou que se referem à criação de leis.
“Nós às vezes nos referimos a criar leis para que os artistas possam ter possibilidade de buscar budget para poderem suportar as suas produções. Se isso não acontece, individualmente, cada um vai procurar, isto fica como um espaço aberto onde qualquer pessoa pode fazer o que bem quer, então, as coisas enquanto não estiverem organizadas não haverá indicações, não haverão posicionamentos, seja de que organismo for para poder suportar os artistas”, defendeu.
A afirmação do actor surgiu depois de ter explicado que é possível viver das artes de representação e ter lamentado que os artistas esperam mais condições de trabalho.
“É possível sim, claro que se espera muito mais, esperava-se que não só os artistas das artes de representação, mas todos artistas esperam encontrar-se numa condição diferente, numa condição em que lhes desse mais conforto, mais espaço para trabalhar, que tivéssemos mais condições mais dignas , espaços para salas de apresentação, com aparato técnico, fosse aparato que suportasse as suas actividades artísticas”, disse.
Por: Nunes Hebo