- Publicidade -

More

    Adolescentes angolanas inventam aparelho que detecta paludismo

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Duas adolescentes angolanas estudantes do ITEL, Awa Joaquim Dieme e Adama Joaquim Dieme, inventaram um pequeno aparelho que, com ajuda do computador, ajuda a detectar o paludismo no corpo, sem o método invasívo (retirada de sangue). 

    Ao PLATINALINE, Awa Joaquim Dieme disse que o sistema detector de malária não invasivo funciona utilizando uma luz vermelha capaz de detectar mudanças nos glóbulos vermelhos do sangue e quando esses são atacados pelo plasmodium, impede a luz vermelha.

    “Nós nos concentramos na malária, porque todos nós já fomos afectados por ela, e é deprimente saber que alguém pode morrer pelo tardio diagnóstico, principalmente crianças e mulheres grávidas”, contou. 

    A estudante disse ainda que, para detectar o paludismo, basta o indivíduo inserir o dedo indicador no orifício da máquina e em apenas dois minutos o resultado é enviado ao aplicativo “Sistema Detetor de Malária não Invasivo”.

    Refira-se que, o projecto foi apresentado pela primeira vez no ITEL, na famosa feira tecnológica “Fittel”, como projecto final de curso.

    Para criação do referido projecto, avançou Awa Joaquim Dieme, foram usadas três leis: a espectrofotometria, a lei de beer lambert e o efeito fotoelétrico.

    Por: Augusto Hossi

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Lú Sanda Couture encanta Lisboa com desfile exclusivo e reforça presença internacional

    A marca angolana Lú Sanda Couture, liderada pela estilista Luísa Sanda, deslumbrou o público português e a comunidade angolana com um evento exclusivo realizado...

    Executivo altera efeitos da obrigatoriedade do NIF

    Luanda, 27 de março de 2025 – O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, um decreto presidencial que altera o regime jurídico do Número...

    Ministério das Finanças lança portal para denúncias públicas

    O Ministério das Finanças (MINFIN) disponibilizou, esta semana, um portal digital para denúncias públicas, permitindo que cidadãos reportem, de forma anónima e segura, casos...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto