A marca Plus Size Gord Charme tem desenvolvido um trabalho de modificação de mentalidades quanto aos estereótipos de corpo perfeito, promovidos pela indústria da moda e o senso comum.

A agência fundada pela Jornalista sénior Mazunina Godinho existe desde 2014, e ao longo desse tempo tem realizado desfiles de moda plus size, com intuito de mostrar à sociedade e às pessoas com o biotipo grande ou “avantajado” a auto-valorização, a mostrar que são tão belos quanto qualquer outro modelo ou pessoa singular.

O projecto agencia mulheres e homens destemidos e determinados a lutar contra o bullyng pelo qual muitas pessoas acima do peso são alvos, como é o caso de Marinela Maiungui, agente e gerente de vendas da agência. Marinela encontrou no projecto Gord Charme a força que precisava para lutar contra as suas inseguranças e medos, bem como uma oportunidade de realizar o sonho de ser modelo, e tem hoje a agência como parte da sua família.

Assim como Marinela, Ramos Duarte, modelo exclusivo da agência há quatro anos, tem na agência a oportunidade de ajudar as pessoas com a auto estima baixa e com depressão por conta do preconceito, embora considere meio complicado estar num grupo de maioria feminina. “Faço com profissionalismo e tudo fica divertido e suave”, disse.

Os desfiles realizados pela Gord Charme têm servido também de montra para os estilistas, designers e lojas que comercializam roupas de tamanho plus size ou roupas com o tamanho acima de 44.

A marca lançou-se recentemente no mercado digital com a comercialização de roupas da sua própria marca, pela internet.

Por: Tê Pascoal (estagiária)