- Publicidade -

More

    Alterações climáticas dominam encontro entre Esperança da Costa e Natasa Pirc Musar

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Alterações climáticas, energias renováveis, hidrogénio verde, igualdade de género e reforço da cooperação entre a Eslovenia com os países africanos dominaram o encontro que a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, manteve esta segunda-feira [06.03.2023] em Doha, Qatar, com a Presidente daquele país europeu, Natasa Pirc Musar, no qual ficou a promessa de um futuro encontro, em data a acordar.

    À saída do encontro com Esperança da Costa, à margem da 5a Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Avançados, a Presidente da Eslovénia disse ter sido “um prazer incomensurável” ter debatido com a Vice-Presidente angolana questões de âmbito ambiental, tendo na ocasião, elogiado a posição e a “voz activa” de Angola em relação às alterações climáticas, bem como a iniciativa do Executivo para as energias renováveis, enquanto “força motriz” para a transição energética.

    Neste sentido, Natasa Pirc Musar lembrou ser responsabilidade da Eslovénia e demais Estados desenvolvidos fazer mais para ajudar os Países Menos Avançados (PMA). “Estamos a trabalhar em projectos de energia verde e renováveis, e a Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa, disse-me o quanto Angola está a ser afectada por esse fenómeno. A nível da União Europeia e da Eslovénia, também estamos a sofrer com as alterações climáticas, com incêndios florestais. Devemos ter em consideração que só existe um planeta. Então é nossa responsabilidade, e a nível de cada país, trabalharmos mais contra as mudanças climáticas, para termos um planeta mais saudável, porque é o único que existe”, afirmou.

    A Presidente eslovena, que demonstrou interesse em juntar-se à voz de Angola em matéria ambiental e segurança alimentar, lembrou que, enquanto parte da antiga Jugoslávia, o seu país tinha uma cooperação muito forte com os países africanos no quadro da sua agenda e política externa, pelo que é sua pretensão prosseguir com essa agenda.

    A Estadista eslovena destacou que a União Europeia criou um novo índex, sobre vulnerabilidade, no sentido de os PMA poderem obter financiamento destinado a colmatar alguns problemas, antes de agradecer a Vice-Presidente angolana por aceitar o seu convite para uma breve conversa.

    “A Vice-Presidente Esperança da Costa foi eleita há sensivelmente seis meses, e eu há sensivelmente dois meses. Então, é um sinal muito positivo, que marca uma nova era de cooperação, e num futuro encontro vamos debater questões em torno da igualdade do género”, referiu Natasa Pirc Musar.

    Advogada de renome e novata na política, de 54 anos, Natasa Pirc Musar foi eleita a primeira Presidente da Eslovénia em Novembro de 2022, com 56 por cento dos votos. Com 2 milhões de habitantes, a Eslovénia é membro da União Europeia desde 2004.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Local onde desabou o prédio 41 na Comandante Valódia  já está vedado

    O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) vedou o local onde se situava o edifício 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, que...

    Corpo de bombeiros nega ruptura da tubagem nas redes de distribuição de água como causa do desabamento do edifício na Av. Comandante Valódia

    Por: Hélio Cristóvão O porta-voz nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Domingos, desmentiu hoje, durante uma conferência de imprensa, as causas apresentadas...

    Gerilson Insrael aconselha activistas a respeitarem a liberdade de expressão dos músicos

    "Eu sou apenas músico. Músico faz música." Após ser mencionado em uma publicação por um usuário da rede social Facebook, neste Sábado (25), a pedir...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto