- Publicidade -

More

    Analise Larama, um mito, uma febre em Angola, porquê?

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Texto de
    Rita Filomena Mununga

     

    Confesso que quando ouvi dizer que havia de se realizar o Big Brother Angola já mais imaginei que perderia o meu tempo para escrever este texto sobre o reality show… ku komoka…

    O Larama representa um pouco da essência do homem Angolano em geral e a mais fiel descrição do puro caluanda em particular: tagarela ( manda muita lata), extrovertido, convencido que sabe muito, distingue-se entre muitos porque a sua forma de ser chama a atenção.

    Mas será que é apenas isso? A minha resposta é não, este é apenas um dos elementos que o distinguem dos de mais concorrentes do BBA, existem muitos outros e entretanto, o grande segredo do seu sucesso é apenas um e vou revelá-lo mais a frente… De volta aos elementos, existe um outro importantíssimo:

    Larama tem a melhor estratégia de jogo

    Contrariamente ao que esses poucos opositores dele que pelos visto não assistem ao programa acreditam, o Larama é muito inteligente, é o único concorrente que foi com a estratégia de jogo devidamente montada, dentre elas: ele nunca fala por trás, fala na cara, nunca fala mal de ninguém (não faz fofoca), procura não dar destaque a ninguém que não seja ele mesmo, pois ao falarem mal dele devido a sua personalidade forte, os outros candidatos não sabem que isto o torna numa vítima e isso o dá mais destaque, não procura ser o perfeitinho, não cria grupinhos, tem sempre frases filosóficas, sejam dele ou não, bem como histórias para contar, sejam verdadeiras ou inventadas. Levou ao programa um lema que é ao mesmo tempo uma música e que está hoje na boca do povo (Quando a justiça chegar ninguém vai se meter), são marcas que ele criou… dentre outras estratégias.

    Tem autoconfiança que chegue, num dos bate-bocas no qual todos estavam contra ele, havia dito: “ninguém na casa tenta contra mim, quem tentar será vencido”.

    Tem o dom de fazer rir as pessoas e ele usa isso a seu favor no jogo, portanto, isto deu tão certo que até o silêncio dele dá graça às pessoas que querem assisti-lo mesmo dormindo.

    Larama não é vazio

    Dentre muitas ações inteligentes suas:

    – Tem um sotaque puramente caluanda, mas expressa-se bem

    – Algumas vezes quando as suas companheiras da casa azul passam horas a fofocar ele passa por elas e diz, “toté vão se queimar”, para quem acompanha o programa sabe que o grupo das fofoqueiras anda conotado. Ele nunca as adverte de forma clara porque sabe que aquela acção pode prejudicá-las aqui fora, por isso não pode despertá-las, o objectivo é que elas caiam mesmo no buraco…

    – Chamou atenção a um dos concorrentes dizendo que ele estava a promover a infidelidade porque mesmo sendo casado assediava abertamente uma outra mulher lá dentro.

    – Aconselhou as suas amigas a se darem ao respeito, sendo que elas permaneciam deitadas e a acariciar um homem que tem namorada na casa, um discurso digno e bonito que durou cerca de 15 minutos.

    – Duas dicas do Larama, dentre muitas:

    Confesso que eu não fazia ideia desta dica e aprendi com ele: “a aliança é colocada no dedo anelar esquerdo porque os romanos acreditavam que naquele dedo, existia uma veia que tinha contacto directo com o coração”.

    – Corrigiu uma das concorrentes: “Cacau, não se diz leite moça, diz-se leite condensado, leite moça é uma marca”.

    E muitas outras.

    “O Mito Larama”

    Para além dos factores a cima descritos, vejamos agora Porquê tantos fãs, pessoas de diferentes idades e sexo?

    Porquê é que o Larama levou milhares de pessoas a assistirem ao reality show?

    O filosofo Osho no seu livro “Coragem, a alegria de viver perigosamente”, refere que a maioria das pessoas no mundo é simplesmente um produto da sociedade e nada mais, têm máscaras, não são livres, porque andam tão presas as regras sociais que são todas iguais, esquecem-se de ser autênticas. Para ele, as pessoas autênticas, de espírito livre, que não estão preocupadas em seguir as regras sociais para agradar as pessoas, têm mais possibilidade de fazerem sucesso, de terem muitos fãs ou seguidores, as vezes sem mesmo fazerem nada de muito especial. Como o próprio Larama havia afirmado na casa: “somos todos loucos, só que uns mais concentrados que os outros” A maior parte das pessoas que são as ditas concentradas, reprimem esse lado louco, por medo de serem julgadas, mas pessoas como o Larama são livres das regras sociais e não permitem que lhes sejam colocadas máscaras, são cheias de defeitos, aí está o motivo pelo qual eu e milhares de pessoas somos do fãs do Marechal, Chefe do Estado-maior, General, deputado, PHD, Engenheiro, Excelência, Majestade Dr. Luís Larama.

    Adeeeeeeeeeeus….

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto