- Publicidade -

More

    Angola assume papel activo na pacificação do continente 

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, ressaltou, esta terça-feira, em Luanda, o papel activo do parlamento angolano no processo de estabilização política do continente africano.

    Carolina Cerqueira, que falava no Debate Geral da Assembleia Geral da União Inter-parlanentar (UIP) sobre as acções dos parlamentos pela paz, justiça e instituições fortes, enfatizou que a AN tem acompanhado com bastante atenção a situação do Leste da República Democrática do Congo (RDC).

    A esse respeito, lembrou que o parlamento angolano concedeu autorização Legislativa no sentido de Angola enviar tropas à RDC para assegurar o aquartelamento das forças negativas que criam instabilidade, a desordem e crimes de vária ordem contra os direitos fundamentais das pessoas.

    De igual modo, disse que a AN de Angola tem acompanhado com muita atenção a situação no norte de Moçambique (região de Cabo Delgado), tendo, igualmente, dado autorização Legislativa para as tropas angolanas fazerem formação e treinamento de militares naquela região.

    A província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, enfrenta há quase seis anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

    “Estamos igualmente preocupados com outras situações que afluem no mundo e que levam a instabilidades e desigualdade social, na medida em que são sobretudo as populações mais vulneráveis que sofrem os confrontos e os efeitos dos conflitos armados”, sublinhou.

    Carolina Cerqueira observou que ao nível do Parlamento angolano, com representatividade multipartidária, criaram-se as bases em que a intervenção do direito de opinião é respeitada.

    Para si, a questão da paz, justiça e de instituições fortes devem responder aos desafios da actuação conjunta dos parlamentares de todo o mundo.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Protteja Seguros aposta em parcerias sustentáveis

    PROTTEJA SEGUROS comunica a todos os seus clientes e parceiros a expansão do seu nível de coberturas em Angola e além-fronteiras (Portugal, África do...

    Africell lança campanha de diversificação de agentes com foco na criação de novos negócios:

    | A Africell está a abrir as suas portas para que empresas e particulares se tornem Agentes de Recargas Electrónicas (EVC) da Africell numa...

    ZAP proporciona momento mágico a mais de 170 crianças de lares Vidas ZAP com o grande “Show do Panda E Os Caricas”.

    Luanda, 11 de Junho de 2024 – No dia 7 de Junho, a ZAP reuniu mais de 150 crianças, na acção Vidas ZAP "Show...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto