- Publicidade -

More

    Angola continua com circulação comunitária da Covid-19

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Angola continua a ter a circulação comunitária do vírus SARS-CoV-2 (Covid-19), com um registo total de 165 mil 372 casos, desde Março de 2020, período em que registou o primeiro infectado, até à presente data. 

    Do número total de infectados,  78% dos quais são da capital do país (Luanda), registou-se a recuperação de 103 mil 416 pessoas e mil 934 mortos.

    Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Pinto de Sousa, que falava à imprensa, este sábado, em Luanda, durante actualização dos dados epidemiológicos, o país regista 22 casos activos, dos quais cinco sintomáticos e 17 assintomáticos.

    Dos doentes sintomáticos, dois encontram-se em estado crítico. 

    Acrescentou ainda que, em 2023, registou-se dez óbitos associados às comorbilidades, nas províncias de Benguela, Huíla e Luanda. 

    Quanto ao género, a fonte referiu que os homens continuam a ser os mais afectados pela Covid-19, com 58% do número total de casos, para além de afectar todos os grupos etários, com destaque para a população mais activa economicamente (idades entre 30 a 39 anos), que concentra 26,3% dos doentes. 

    Recordou que o país experimentou quatro grandes vagas entre 2020 e Junho de 2021, mas, desde o início deste ano, regista-se  uma taxa de incidência e transmissibilidade estáveis, facto que indica o controlo da pandemia em Angola. 

    Apesar disso, o secretário de Estado para a Saúde Pública alerta a necessidade de se manter o controlo da doença, através da adesão em massa da população à vacinação, uma estratégia mundial mais eficaz e segura para a prevenção e combate à pandemia. 

    “A vacinação continua a ser uma arma poderosa para o combate do surgimento de novas variantes que provocam vagas epidemiológicas alarmantes”, lembrou. 

    Número de vacinas administradas 

    De acordo com Pinto de Sousa, até ao dia 15 de Abril de 2023, foram administradas 25 milhões 186 mil 376 doses de vacinas, sendo que 15 milhões 653 mil 681 pessoas apanharam a primeira dose, representando uma cobertura de imunização de 83%, em todo país. 

    Ainda do total de vacinas administradas, oito milhões 738 mil 631 utentes fizeram doses completas, correspondendo a uma cobertura de 46%. 

    Por outro lado, o secretário de Estado para Saúde Pública realçou que 6,8 milhões de pessoas estão sem vacinação completa, enquanto 3,3 milhões de utentes encontram-se sem nenhuma dose de vacina, facto que coloca o país em risco elevado ao surgimento de surtos recorrentes e aparecimento de novas variantes. 

    Destacou que somente as províncias do Namibe, Uíge e Cuanza Norte têm doses completas da cobertura global da população dos 12 anos de idade, representando mais de 60%. 

    Share this
    Tags

    A Bombar

    2ª edição da Imersão “Mulher de Luz” promove espiritualidade feminina para empoderamento e autodescoberta

    A imersão "Mulher de Luz", um evento liderado pela renomada treinadora emocional e terapeuta espiritual, Laurinda Macedo, marcado para o dia 27 de Abril,...

    Angola Chora a Perda do Ícone do Basquetebol, Ângelo Victoriano

    Hoje, sábado, Luanda acorda envolta em tristeza pela partida do antigo capitão da Selecção Nacional de Basquetebol, Ângelo Victoriano, aos 55 anos, vítima de...

    Kwenda Magic estreia talent show nacional “O Caça-Talentos”

    O canal de televisão da DStv Kwenda Magic estreia no próximo dia 14 de abril, um novo programa na sua grelha, um talent show...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto