Angola vai contar pela primeira vez, a partir de 28 de Abril, com um livro científico sobre os crimes cibernéticos, da autoria do criminólogo Fernando Samuel, cujo lançamento acontece no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
Convidado no programa Dia Alegre, da Platina FM, Fernando Samuel elucidou que os crimes cibernéticos são crimes que acontecem num ciberespaço, onde se regista a violabilidade do sistema operativo do hardware software, “a obra traz uma abrangência preventiva e os seus tipos de crimes”.
“Normalmente nós ouvimos dizer sempre que o hacker invadiu e o sistema caiu, portanto, é o crime com maior complexidade de depreciar, fazer cadeia de custódia, é o crime que Angola tem sofrido, os crimes cibernéticos são feitos por ataques de ransomware e Phisher, normalmente lesa uma instituição, propriamente as instituições financeiras”, esclareceu.
Fernando Samuel referiu que foi motivado a escrever o livro por conta das várias anomalias acerca dos crimes cibernéticos em Angola, pois a obra vai servir como uma bússola orientadora para se evitar estas penas criminosas, que tem respaldo no código penal no artigo nº 437 e 447.
O escritor informou que, depois de Luanda, a obra será lançada nas demais províncias com destaque a Cabinda, por ser o epicentro dos crimes informativos, com maior predominância à clonagem de cartões e injúria social.