- Publicidade -

More

    Milhares de fiéis católicos prestam última homenagem a Dom Damião Franklin

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Milhares de fiéis católicos prestaram hoje, terça-feira, em Luanda, a última homenagem a Dom Damião Franklin, durante a missa de corpo presente que teve lugar no pavilhão da Cidadela Desportiva, numa cerimónia que contou com a presença do Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente.

    A homenagem, contou ainda com a presença de distintas figuras do governo, do clero católico e de outras confissões religiosas, do corpo diplomático, entre outras, serviu para os fiéis apresentaram as suas orações e agradecimento pelo trabalho desenvolvido por esta figura da igreja católica angolana.

    Na sua homilia, o presidente do acto e arcebispo do Lubango (Huíla), Dom Gabriel Bilingue, recorreu a distintos trechos bíblicos como palavras de incentivos para os vivos em relação a morte, uma vez que os cristãos a consideram passagem para outra fase.

    O também presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé salientou que “Dom Damião Franklim deve ser recordado como um homem que se colocou ao serviço do povo de Deus, serviu à igreja e testemunhou o evangelho, o que deve ser recordado com afecto”.

    No acto, foram ainda lidas, pelo Núncio Apostólico em Angola, Dom Novatus Rogambwa, manifestações de solidariedade à igreja angolana , aos familiares, às comunidades diocesanas de Luanda e Cabinda, onde também são realçadas as qualidades de Dom Gabriel Bilingue, escrita pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e pelo Prefeito para Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni.

     

    damiao.jpg

    Nestas mensagens destacam-se ainda a entrega e empenho do arcebispo de Luanda para a causa da igreja e a implementação e afirmação da Universidade Católica , não só em Angola, mas em todo o continente africano.

    Em representação da Conferência Episcopal de Moçambique, o seu Secretário Geral Dom Francisco Chimoio, referiu que com a partida deste “brilhante homem de cultura e servidor de Deus, um grande vazio se fará sentir na igreja irmã de Angola”.

    Natural da província de Cabinda, onde nasceu em 1950, Dom Damião António Franklin estudou nos seminários de Cabinda entre 1960 e 1962, de Luanda de 1968 a 1972 e do Huambo de 1972 a 1975. Licenciou-se em Teologia Dogmática em 1978, em Roma (Itália), para onde fora enviado em 1976.

    Foi nomeado bispo auxiliar de Luanda, em 1992, e arcebispo, em 2001, substituiu dom Alexandre do Nascimento.

    Foi reitor da Universidade Católica de Angola, após a sua fundação em 1997, renunciando a função, voluntariamente, por razões de saúde, em Junho de 2013.

     

    Platina Line /Angop 

    Share this
    Tags

    A Bombar

    “Mulher detida em Luanda após acumular dívida milionária em hotel de luxo

    Uma mulher de 36 anos assumiu uma identidade falsa de empresária e se hospedou em um hotel de luxo na região do litoral sul...

    “SIC desmantela rede de falsificação de dólares provenientes da RDC em Angola”

    O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede de indivíduos angolanos que colaboravam com estrangeiros para introduzir dólares falsificados no país, provenientes da...

    Pinóquio: A Verdadeira História” traz emoção e diversão a 31 de Maio no ZAP Cinemas

    Luanda, 23 de Maio de 2024 – A emocionante estreia de "Pinóquio, a História Verdadeira" no ZAP Cinemas traz uma nova e divertida abordagem...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto