Por: Sara Rodrigues
Ao longo deste ano, Angola pretende aprovar uma nova Lei de Protecção Especial para os antigos combatentes e veteranos da pátria, que prevê a actuação interministerial dos sectores da Agricultura, Transportes, Saúde e Educação, com o objectivo de responder, de forma conjunta, aos principais problemas que afectam essa classe.
A informação foi divulgada neste Domingo, 5 de Maio, em Ndalatando, província do Cuanza-Norte, durante um encontro liderado pelo secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Tchicanha. Segundo a imprensa nacional, Tchicanha destacou que a iniciativa visa ajudar essa parte importante da sociedade a criar meios de subsistência para melhorar a qualidade de vida tanto dos antigos combatentes quanto das suas famílias.
O governante informou que o pacote legislativo especial para os antigos combatentes e veteranos da pátria também abordará a melhoria da educação e saúde dos filhos dos antigos guerrilheiros, com o intuito de valorizar a classe e proporcionar melhores perspectivas sociais para os seus dependentes.
Domingos Tchicanha explicou ainda que a prioridade de acesso a bolsas de estudo para os filhos dos antigos combatentes será estabelecida consoante o seu desempenho escolar.