Por: Sara Rodrigues
O país enfrenta um grave problema de desnutrição infantil, com 90 mil casos registados no último ano, conforme dados divulgados pela Direcção Nacional de Saúde Pública.
A província de Luanda foi particularmente afectada, com 15 mil casos diagnosticados e tratados em diversos centros hospitalares, incluindo o Hospital Pediátrico de Luanda David Bernardino.
De Janeiro a Fevereiro deste ano, outras seis províncias também reportaram um número significativo de casos, totalizando 14.535 crianças diagnosticadas com desnutrição grave.
Embora cada uma das 18 províncias do país conte com pelo menos um centro de tratamento, apenas seis têm dados actualizados, destacando a necessidade de melhorias nas estatísticas em todo o país.
A Sociedade Angolana de Pediatria, em colaboração com o Ministério da Saúde, está a intensificar os esforços para revitalizar os centros de tratamento e capacitar o pessoal médico para lidar eficazmente com pacientes desnutridos, visando reduzir as taxas de mortalidade.
A província de Luanda, em particular, conta com 49 centros de tratamento ambulatório espalhados por diversos municípios, demonstrando um compromisso com a abordagem proactiva deste grave problema de saúde pública.