Por: Arieth Silva
A angolana Rayana Cândido, de 16 anos de idade, conquistou uma Medalha de Ouro ao disputar a categoria Ciências Naturais, na Olimpíada Copernicus, em Houston, nos Estados Unidos da América.
Ao Platina Line, Rayana contou que juntamente com o Complexo Escolar Privado Internacional (CEPI), os estudantes representaram Angola e arrebataram 17 medalhas, sendo 1 Medalha de Ouro, 4 de Medalhas de Prata e 12 Medalhas de Bronze.
“Não foi fácil, para ser sincera, foi um desafio enorme já que não estava a concorrer só com pessoas do meu país mas também com pessoas do mundo inteiro. Mas no final o resultado foi muito gratificante. Senti-me super bem por ter conseguido representar a minha família e o meu país”, disse.
A Estudante do Ensino Médio disse que, para o Ensino Superior, almeja estudar Engenharia Mecânica na Alemanha ou nos EUA. Para tal, o seu objectivo de momento é adquirir mais medalhas e outras conquistas para que possa alcançar as melhores oportunidades provenientes do seu desempenho académico.
Vale acrescentar que, para as Olimpíadas de Ciências Naturais, Física e Astronomia, participaram 130 concorrentes de diversos pontos do mundo tais como: Angola, China, Filipinas, Brasil, Vietnam, Gana, Tailândia, Bulgária, Turquia, México, entre outros.