Por: Stella Cortêz
O artista plástico e cineasta angolano Binelde Hyrcan resolveu abandonar o carro, trem e serviços aéreos para percorrer a pé mais de 1800 quilómetros que separa Lisboa de Paris.
Na sua página do Instagram, Binelde tem partilhado imagens e vídeos de alguns lugares por onde tem passado, nesta que será uma viagem de cerca de um mês.
“Ontem, o mano Djeff fez-me uma surpresa. O cansaço ficou malaique e desapareceu, são estas coisas que me fazem continuar, sobretudo, porque estou a bazar alone. Mais uma vez obrigado a este grande artista”, escreveu, na foto em que surge ao lado do luso-angolana Djeff Afrozila.
Em outra foto tirada no topo de uma montanha, o artista confessa que nunca imaginou subir a um lugar com mais de 900 metros de altura, entretanto, quando chegou no cimo, viu as coisas sob uma perspectiva diferente. Sentimento que o fez refletir sobre a necessidade de estar nas alturas e poder perceber o propósito do quão pequeno o ser humano é.
“Vamos nos amar uns aos outros e dizer à pessoa que está ao nosso lado o quanto a amamos. No final, somos todos poeiras de emoções como pólen, as flores, o vento, a chuva e talvez, em muitas atitudes, menores do que muitos outros seres vivos”.
Binelde Hyrcan é um jovem angolano criativo de 32 anos. Viveu a sua infância em Angola, mas a sua imaginação e vontade de crescer, enquanto artista plástico, levaram-no ao Mónaco para se formar em Belas Artes. Dono de uma personalidade cativante.