- Publicidade -

More

    Angolano Hélder Silva concorre ao Prémio Nobel de Física 2023 e visa patentear sua descoberta

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Hélio Cristóvão 

    Aos 53 anos, o inventor angolano, Hélder Silva, candidatou-se ao Prémio Nobel de Física 2023. O evento realizado pela Academia Real das Ciências da Suécia é o maior reconhecimento que um cientista pode receber dos resultados encontrados em suas pesquisas. 

    Formado em Electrotecnia pelo Instituto Superior Técnico de Portugal, o angolano concluiu, depois de várias pesquisas, que um campo magnético pode ter uma só polaridade ao invés dos pólos Norte e Sul. E foi precisamente com esta “descoberta” que Hélder Silva se candidatou ao Prémio Nobel da Física de 2023.

    Com mais de 30 medalhas recebidas como resultado das suas invenções e inovações, Hélder apela ao Governo, ao empresariado e aos cidadãos angolanos para que se dê o devido respeito e apoio às criações do género e aos seus respectivos criadores. “Dediquem-se às pessoas que se dedicam a esta tarefa, de formas a trazermos receitas para o nosso país”, apelou.

    Em 2014 Hélder Silva venceu o segundo lugar da Feira INNOVAWORLD e INNOVA SOCIAL 2014, com o projecto sistema de transmissão de dados das caixas negras sem contacto físico, numa edição que aconteceu no Brasil;  2015 conquistou a medalha de prata e duas de bronze com o projecto sistema de controlo de acidentes de aviação, na Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA), na cidade alemã de Nuremberga.

    Em 2022 conquistou na Alemanha outro prémio sobre campo magnético, uma sequência da equação do físico britânico Paul Dirac.



    Hélder Silva é igualmente representante da Associação Angolana de Inventores e Inovadores em Portugal.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    ZAP proporciona momento mágico a mais de 170 crianças de lares Vidas ZAP com o grande “Show do Panda E Os Caricas”.

    Luanda, 11 de Junho de 2024 – No dia 7 de Junho, a ZAP reuniu mais de 150 crianças, na acção Vidas ZAP "Show...

    Guitarrista Texas cobra 50 mil kwanzas para colaborações musicais

    Por: Helder Lourenço O guitarrista angolano Texas revelou, em entrevista ao programa "Dia Alegre" da Platina FM (96.8), que cobra apenas 50 mil kwanzas por...

    Se abres uma produtora e és gestor direto desse artista, vais ter problemas com os músicos”, adverte Kletuz.

    Por: Liliana Victor Durante a edição desta quinta-feira (13) do programa Dia Alegre, da Platina FM, Kletuz afirmou que os artistas que possuem produtoras não...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto