- Publicidade -

More

    Angolano Lino Damião no festival de Macau

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O artista plástico angolano Lino Damião vai expor algumas das suas obras no I Festival Literário de Macau, denominado “A Rota das Letras”, que se realiza de 29 deste mês a 4 de Fevereiro. 

     

     


    “A Rota das Letras” leva à Região Administrativa Especial da China romancistas, poetas, jornalistas, cineastas, músicos e artistas plásticos angolanos, chineses, portugueses, brasileiros, cabo-verdianos e moçambicanos, de diferentes gerações e variadas sensibilidades ou correntes artísticas, que em comum têm o talento e a vontade de o partilhar.
    No site do festival, o seu director, Ricardo Pinto, considera-o uma questão de identidade que começou como um sonho saído de uma conversa de amigos e um ano depois se tornou realidade.

     

     


    “A Rota das Letras, que agora se abre a escritores e gentes de muitas outras artes, é um tributo ao papel que Macau sempre desempenhou na aproximação dos povos e das suas culturas – autêntico código genético contido na sua identidade secular – e também o reconhecimento de que o reforço das relações entre a China e o mundo Lusófono, politicamente assumido como prioritário, perde em significado e dinâmica se não souber libertar-se de lógicas meramente económicas e mercantis”, escreve no site.

     

     


    Ricardo Pinto diz ainda que este festival vai trazer um melhor conhecimento mútuo, uma maior troca de experiências em todas as áreas, uma nova linguagem comum de afectos, essenciais para que este relacionamento privilegiado se aprofunde de forma sólida e duradoura, daí resultando também os benefícios para a economia e o bem-estar desejados por todas as partes.

     

     

     


    “Associado desde o primeiro momento à celebração do 20º aniversário do jornal “Ponto Final”, um dos organizadores do evento, o Festival vai também assinalar factos bem relevantes de um passado próximo. Entre eles, o desaparecimento do escritor macaense Henrique de Senna Fernandes e da grande cantora cabo-verdiana Cesária Évora, e a elevação do Fado a Património Imaterial da Humanidade. Todos terão neste evento a justa homenagem”, lê-se.

     

     


    Ricardo Pinto escreve que não estando excluída a possibilidade de em futuras edições o Festival se abrir a escritores e outros artistas de diferentes paragens, tanto a Leste como a Ocidente, “A Rota das Letras” terá sempre como marca identitária a promoção do intercâmbio cultural entre a China e a Lusofonia. 


    Do programa do festival constam, entre outras actividades, a realização de uma seminário de escrita criativa com Xu Xi; sessão de Abertura seguida do primeiro painel – Países de Língua Portuguesa e China, um romance; apresentação de livro e sessão de autógrafos com Xu Xi; projecção do filme “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes. Com a presença do realizador e do autor da banda sonora, Noiserv, projecção do filme “Macau Love Stories”, com a presença do produtor Albert Chu e dos realizadores Harriet Wong e Fernando Eloy; apresentação de livros e sessão de autógrafos com Paulo Aido e Marvin Farkas, e concerto de Aldina Duarte – Tributo ao Fado, Património Imaterial da Humanidade.

     

     


    A inauguração de exposições dos artistas Mito Elias, Lino Damião e de duas colectivas de Macau e do Delta do Rio das Pérolas; o concerto de Nancy Vieira, com Noiserv e Andreia Dacal, e a projecção do filme “Sadness”, de Tony Ayres, seguida de palestra do realizador sobre escrita para cinema, também fazem parte do programa.

     

     


    Em Portugal, Lino Damião, com Nelo Teixeira, expõem na 1ª Paragem: Lisboa, visitada por cerca de 500 pessoas desde a sua inauguração. A data do seu encerramento foi prolongada até 10 de Fevereiro.

     

     

    com JA

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Ésio homenageia mulheres que vivem da venda de café em nova música

    Por: Sara Rodrigues A nova música de Ésio intitulada "Moça do Café" destaca o papel das mulheres angolanas que, com o seu trabalho humilde, sustentam...

    Sophia Buco emociona-se ao ouvir mensagem de Sandra Cordeiro no dia Mundial do Teatro

    Em alusão ao dia Mundial do Teatro, a cantora angolana Sandra Cordeiro deixou uma mensagem de carinho e incentivo para a apresentadora e actriz...

    Há cinco anos no comando do programa Bem-Vindos, Nádia Silva fala sobre vontade de mudar para novos formatos em TV

    Por: Sérgio Flávio Uma presença constante na vida de muitos telespectadores, Nádia Silva concedeu, recentemente, uma entrevista ao Platinaline, onde abordou sobre as suas aspirações...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto