- Publicidade -

More

    Angolanos João Kanda Bernardo, Adjany Costa e Cecília Silva Bernardo recebem reconhecimento internacional da MIPAD

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios


    Jovens angolanos recebem o Prêmio MIPAD da ONU e entram na lista de 100 pessoas mais influentes e respeitadas do mundo. O anúncio oficial foi feito neste Domingo 04.10.2020, em Nova Iorque, através de um comunicado da agremiação MIPAD, durante a Cerimônia de Entronização dos Laureados, isto é, após a abertura da 75° Assembleia Geral da ONU que decorre desde Setembro.

    A MIPAD é uma organização da sociedade civil junto das Nações Unidas com a sede em Nova Iorque que, em apoio à Década Internacional para Pessoas de Ascendência Africana, proclamada pela Resolução 68/237 da Assembleia Geral das Nações Unidas e a ser observada de 2015 à 2024, identifica os grandes realizadores de ascendência africana em setores públicos e privados de todo o mundo como uma rede progressiva de atores relevantes para se unirem no espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento da África.

    João Kanda Bernardo, Adjany Costa e Cecília Silva Bernardo mereceram este Prémio MIPAD da ONU pelo grande impacto internacional das suas actividades em diversos sectores.

    Além dos finalistas, o jovem Mateus Esteita fez parte da lista geral entre os nomeados. Mateus é um escritor e mentor de vários projetos filantrópicos e acadêmicos em Angola e na Rússia. Ele é o autor do livro intitulado O BOLSEIRO – a vida de um sonhador e reeditado em 2019. É formado na Rússia, em Engenharia de Refino de Petróleo, tendo terminado o mestrado com excelência em Segurança de Processos na Indústria Petrolífera pela Universidade de Ufa. Foi eleito “Estudante Estrangeiro do Ano” pelo Ministério do Ensino Superior da Federação Russa em 2017.

    João Kanda Bernardo, é descendente de pais Bakongo, formado na Alemanha e fala sete (7) línguas. Em Setembro de 2019, Kanda foi nomeado para o mais alto título da diplomacia mundial, exercendo até a data presente as funções de Embaixador para a Paz Mundial, junto da Comunidade Internacional. O título de Embaixador da Paz está registado e protegido no Ofício de Patentes e Marcas dos Estados Unidos de América (US – Patent and Trademark Office). Os Embaixadores da Paz dedicam-se à promoção de valores morais universais, cooperação inter-religiosa, harmonia internacional, renovação das Nações Unidas e são responsáveis pela salvaguarda da paz mundial.

    É membro do Conselho Mundial da Paz, por inerência de função e tem participado em várias missões de negociação e mediação de conflitos a nível internacional. Kanda também é representante da Universal Peace Federation (UPF) no Estado Federal de Sachsen, na Alemanha. A UPF é um Órgão com Estatuto Consultivo Geral no Conselho Económico e Social das Nações Unidas. Foi candidato à Deputado à Assembleia Nacional da República de Angola, como efectivo pelo Círculo Nacional, às eleições gerais de 2017.

    Em 2016 participou da Segunda Conferência Internacional dos Parlamentares para a liberdade de Religião ou Crença, que teve lugar em Berlim depois da de Nova Iorque em 2015 que, contou também com a presença da Chanceler alemã, Angela Merkel e do antigo Presidente do Timor-Leste, José Ramos-Horta. Em 2014 foi membro do grupo de trabalho e advocacia, por ocasião do 20° Exame Periódico Universal do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, em Genebra, Suíça Foi Seminarista pela Igreja Católica Romana, onde foi Decano do Seminário Propedêutico da Congregação dos Padres Pobres Servos da Divina Providência em Angola. O jovem Diplomata é de igual modo Presidente Fundador duma ONG de natureza jurídica alemã e europeia de nome Perspectives for Development, Peace and Security (Perspectivas para o Desenvolvimento, Paz e Segurança), cujos Estatutos permitem uma cooperação com a Organização das Nações Unidas e suas agências especializadas. Nas Vestes de Embaixador da Paz e também através da sua ONG com a Sede em Berlim, Kanda é Padrinho oficial do Centro de Acolhimento Estrela da Manhã das Irmãs (Madres) da Congregação de S. Carlos Lwanga, na província angolana do Huambo, onde são cuidadas 60 crianças do sexo feminino e de idade compreendida entre 0 e 12 anos.

    Adjany Costa, é atualmente a mais nova Ministra na história de Angola, exercendo o cargo de Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente. Na sua qualidade de bióloga, ictiologista e conservacionista, ela também atua como diretora de projeto do Okavango Wilderness Project da National Geographic, que é um esforço plurianual para explorar e pesquisar a bacia do rio Okavango na África para proteger seu ecossistema vital.

    Em 2019 Adjany recebeu o Prêmio da ONU – Jovens Campeões da Terra e no mesmo ano foi condecorada com Ordem de Mérito Civil de 1° Grau pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço. Cecília Silva Bernardo, é Diretora para o intercâmbio do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente da República de Angola.

    Esteve envolvida em negociações no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre as alterações climáticas desde 2009 e é atualmente membro do Comitê de Adaptação da Convenção em representação da LDCs. Habitualmente a nomeação para o Prêmio MIPAD culmina com uma Cerimônia oficial de entrega de Certificados de Mérito, durante a semana de reconhecimento, por ocasião da Assembleia Geral da ONU que se realiza anualmente entre Setembro e Outubro.

    Este ano, devido as restrições impostas pela Pandemia da Covid-19, a MIPAD realiza um programa especial que se enquadra na nova dinâmica da Assembleia Geral das Nações Unidas. A segunda parte de Entronização dos Laureados, isto é, a Cerimónia oficial de entrega de Certificados de Mérito e Troféus está agendada para o ano 2021 durante a próxima Assembleia Geral da ONU. João Kanda Bernardo e Adjany Costa são os segundos angolanos a receberem o Prémio MIPAD na categoria de Política e Governança, depois do Ministro Adão de Almeida distinguido em 2018, enquanto a Cecilia Silva Bernardo, recebe o Prémio MIPAD dos Heróis da Acção Climática.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Supermercado O Patriota Realiza Primeira Edição do Projeto Social ‘Sopa Solidária Patriótica’ e Distribui 100 Cestas Básicas”

    O supermercado "O Patriota", anteriormente conhecido como Supermercado BIG ONE Patriota, demonstrou um exemplo inspirador de solidariedade ao realizar a primeira edição do projeto...

    Casal presidencial passeia pelas dunas do Parque Nacional do Iona

         O Presidente da República andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona. Um momento de descontracção com o qual lançou um...

    TAAG põe fim a acordo com Hi-Fly e volta a assegurar na totalidade voos Luanda-Lisboa

    No seguimento do plano de manutenção e recuperação da frota e, no sentido de responder melhor às necessidades do mercado e a estratégia de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto