As onze vencedoras, nas diversas categorias, da primeira edição do Prémio Nacional Mulher de Mérito foram anunciadas, esta terça-feira, em Luanda, pela organização.
A divulgação foi feita pela presidente do júri, Rosa Cruz e Silva, que realçou a candidatura de 124 mulheres, de 15 provincias do país.
Na categoria de Investigação, Cláudia Videira, da província do Huambo, sagrou-se vencedora, enquanto na de Saúde venceu a médica genecologista Francisca Paulo, do Cuanza Sul.
Empreendedorismo e Pesca, Nádia Camate, do Namibe, e Rosalina António, do Cuanza Sul, respectivamente.
Já as categorias Agricultura, Superação, Turismo e Ambiente, Cultura e Arte, Mulher e Cidadania e Economia Azul consagraram, respectivamente, Joaquina Francisca, Cuanza Sul, Ema da Silva, Malanje, Graciete Marta, Cuanza Sul, Maria Fernandes, Luanda, Arlete Borges, Luanda, e Maria Faustina, de Luanda.
De acordo com Rosa Cruz e Silva, as vencedoras possuem projectos que empactam nas comunidades aonde estão inseridas e nas suas respectivas áreas, sublinhado que a categoria de Agropecuária não recebeu candidaturas.
As beneficiarias serão contempladas com uma menção honrosa, diploma de mérito e um milhão e 500 mil Kwanzas, na gala prevista para o dia 06 de Abril.
O evento inédito é uma organização do Ministério da Acção Social Familia e Promoção da Mulher regulamentado por decreto lei, com o objectivo de homenagear mulheres que de forma individual ou colectiva destacaram-se nas mais diversas, no ano anterior. ML/VIC